Busca do site
menu

Notícias: Defesas ENSP

1.694 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 22/07/2014 14:11:21
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais problemas da assistência às urgências e emergências no Brasil são: estrutura física e tecnológica inadequada, insuficiência de equipamentos, recursos humanos limitados e com capacitação insuficiente para trabalhar em emergências, baixa cobertura do atendimento pré-hospitalar móvel e número insuficiente de unidades de pronto atendimento não-hospitalares com baixa resolutividade e insuficiente retaguarda para transferência de doentes. A partir desses dados, o aluno da ENSP Hebert de Oliveira desenvolveu sua dissertação de mestrado em Saúde Pública. De acordo com ele, a assistência às urgências e emergências há muitas décadas é um dilema para o sistema público de saúde e cada vez tornou-se mais latente a necessidade de se pensar políticas que possibilitassem a organização, qualificação e consolidação da atenção nesses locais. 
Notícia
Publicado em: 21/07/2014 09:29:32
No dia 22/7, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Estudo sobre o desenvolvimento da competência moral na formação do enfermeiro, por Márcia Silva de Oliveira, na sala 410 da ENSP às 13h30.
Notícia
Publicado em: 16/07/2014 14:44:20
No dia 18/7, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Habitando paradoxo: atenção à pessoa em crise no campo da saúde mental, por Katita Figueirêdo de Souza Barreto Jardim, na sala 24 do DCB/ENSP, a partir das 13h30.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 14:16:29
No dia 16/7, apresentação de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública Trabalho e saúde das profissionais de enfermagem em urgência e emergência: estudo de caso em uma Unidade de Pronto Atendimento no Município do Rio de Janeiro, por Hebert de Oliveira Gomes, na sala 24 (DCB/ENSP), às 9h30.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 14:44:23
No dia 15 de julho, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Mortalidade infantil em municípios de médio e pequeno porte das regiões Norte e Nordeste do Brasil e Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais: um estudo de caso-controle, por Barbara Vasques da Silva Ayres, na sala 823 da ENSP, a partir das 13h30.
Notícia
Publicado em: 11/07/2014 13:08:56
Fernanda Ribeiro, pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP, fala sobre pesquisa que aborda o papel da religião na prevenção da violência e na recuperação e reabilitação de pessoas envolvidas com atos ilícitos. 
Notícia
Publicado em: 27/06/2014 10:21:09
A obesidade é um problema de saúde entre adultos indígenas Xavante do Mato Grosso, sendo associada a fatores socioeconômicos e padrões de subsistência e consumo alimentar. A informação vem da pesquisa do aluno do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Felipe Guimarães Tavares. Dela, participaram 479 indígenas (homens e mulheres), sendo que mais da metade da população apresentava excesso de peso (sobrepeso: 43,0%; obesidade 20,9%), correspondendo a 92,4% da população alvo. "Entre os povos indígenas no Brasil, a emergência de obesidade tem sido associada a mudanças nos padrões de alimentação, de atividade física e de exposição a determinantes sociais da saúde, em geral relacionados à história de contato com sociedades não indígenas", observa Tavares.
Notícia
Publicado em: 16/06/2014 12:37:39
O trabalho humanitário da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras e a emergência de um hospital público no município do Rio de Janeiro foram os campos de pesquisa da aluna do doutorado em Saúde Pública da ENSP Luciana Bicalho Cavanellas. Para ela, os desafios impostos por contextos críticos e complexos, onde limites e riscos são permanentemente confrontados, tornam o trabalho mais exigente, expondo a vulnerabilidade dos pacientes, dos trabalhadores e das organizações, mas também sua capacidade de superação, enfrentamento e criação. A tese foi orientada pela pesquisadora da Escola Jussara Cruz de Brito.
Notícia
Publicado em: 13/06/2014 14:49:07
"Os procedimentos em relação aos pacientes idosos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) tendem a ser executados, sem discussão, com os enfermos e com os responsáveis, os quais têm estado alheios à maioria das decisões e acolhem aquelas tomadas pelos médicos de forma autoritária." A observação é da aluna do doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Edna Estelita Costa Freitas. De acordo com ela, vem aumentando rapidamente o número de pacientes idosos com demência - inclusive em grau avançado - necessitando, com isso, de cuidados no Centro de Tratamento Intensivo. A partir disso, seu estudo buscou desenvolver a Bioética de Proteção (BP) como modelo de tomada de decisão moral na medicina clínica em relação ao paciente idoso vulnerado.
Notícia
Publicado em: 06/06/2014 15:05:57
"Jacarezinho, Complexo do Alemão e Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, podem ser considerados como potenciais áreas de alto risco para o desenvolvimento de doenças infecciosas de veiculação hídrica. Isto se deve, principalmente, às condições socioeconômicas precárias em que as populações se encontram, a fragilidade destas áreas diante de eventos climatológicos extremos e a falta de equidade social no âmbito da saúde." Os dados são da aluna do mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Juliana Viana. O estudo analisou 11 Regiões Administrativas (RAs) inseridas na área de influência da Estação de Tratamento de Esgoto Alegria (ETE/Alegria).
Notícia
Publicado em: 05/06/2014 09:23:44
No dia 6/6 serão apresentadas na ENSP uma dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 11:34:58
"Apesar de vários estudos comprovando ser a amamentação na primeira hora de vida um mecanismo potencial para a promoção da saúde, associado à maior duração do aleitamento materno e à redução das mortes infantis, principalmente nos países de baixa renda, ainda assim, essa prática é pouco desenvolvida." O alerta é da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Tania Maria Brasil Esteves, que defendeu sua tese sob orientação do pesquisador da Escola Iúri da Costa Leite. Segundo ela, a cesariana foi o fator de risco mais consistente para a não amamentação na primeira hora de vida em vários contextos culturais, uma vez que os estudos encontrados foram realizados na Ásia, África e América do Sul.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 10:37:23
No dia 4 de junho serão apresentadas uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores dos trabalhos.
Notícia
Publicado em: 30/05/2014 11:47:22
Ao longo da vida, de uma maneira geral, os indivíduos se deparam com inúmeras dificuldades; e cada pessoa tem seu próprio limite e forma de como lidar e enfrentar as adversidades. Essa capacidade de superação, diferente em cada pessoa, é chamada resiliência. Existe um crescente interesse pelo estudo da resiliência e sua aplicação no campo da prevenção e promoção da saúde. Seguindo esta linha, a aluna do curso de mestrado em Saúde Pública da ENSP Laila Bom Rozembaum investigou fatores individuais, familiares e comunitários relacionados à diferenciação do desenvolvimento do potencial de resiliência na fase da adolescência, segundo questões de gênero, em alunos de escolas do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.  
Notícia
Publicado em: 29/05/2014 14:21:35
Apresentar as contribuições da psicologia social e da saúde à gestão de risco de desastre foi o objetivo da dissertação de mestrado profissional em gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico da ENSP, feita pela aluna Camila Pinheiro Pozzer. O estudo apresenta a situação atual das articulações dos serviços intersetoriais no processo de prevenção, preparação, resposta e reconstrução junto à população afetada. O fenômeno desastre, segundo Camila, está vinculado à área de saúde e aos graves efeitos sociais e ambientais que gera. "Nas intervenções em desastre é necessário incluir a reflexão sobre a vulnerabilidade das populações e seus fatores culturais e sociais", explicou.