Notícias: Ensino
1.536 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 25/09/2017 16:14:40
Mais uma vez os cursos de pós-graduação da Fiocruz se destacaram na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nove programas aumentaram a sua nota - sendo seis cursos com nota máxima - e 20 ficaram com notas iguais ou acima de 5, o que significa um desempenho muito bom. Foram avaliados 42 cursos da Fundação, de mestrado acadêmico e doutorado, e mestrado profissional, alguns em rede ou em colaboração com outras instituições. Os programas de pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública, da ENSP, receberam nota 6. A pós em Saúde Pública e Meio Ambiente obteve nota 5, enquanto o programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva foi avaliado com nota 4. Os mestrados profissionais em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública receberam nota máxima.
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 15:49:09
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (Iaps) instituíram 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV) iniciou a campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção. Segundo a OMS, o suicídio é um grande problema de saúde pública, e cerca de 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. Em 2014, o Brasil era o oitavo país, nas Américas, em número de suicídios. Para debater a relação entre suicídio, psicanálise e saúde pública, o Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu a aula aberta A morte pode esperar: suicídio, psicanálise e saúde pública. A atividade contou com a apresentação da coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. Confira, no Canal da ENSP, no Youtube, a palestra na íntegra.
Notícia
Publicado em: 04/09/2017 14:26:01
Alunos e coordenadores do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária, desenvolvido pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP/Fiocruz), se reuniram na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, para encerrar a etapa presencial do curso, que tem por objetivo capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, desenvolver vigilância epidemiológica, no âmbito da tuberculose. O curso propõe ainda discutir propostas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da tuberculose; discutir a tuberculose na sua dimensão de grave problema de saúde com base em critérios epidemiológicos; discutir as práticas de vigilância epidemiológica implementadas para o controle da doença; discutir as políticas públicas implementadas para o controle da tuberculose; discutir as práticas de monitoramento e avaliação das ações de controle da doença.
Notícia
Publicado em: 01/09/2017 16:15:19
As inscrições para o processo seletivo 2018 dos programas stricto sensu (mestrado e doutorado) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública) estão disponíveis na Plataforma SigaSS e no Portal de Ensino da ENSP. O prazo foi prorrogado até 25 de setembro. Todos os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação exigida, por correio eletrônico. As inscrições poderão ser realizadas na Plataforma SIGA até às 15h do dia 25/9/2017. O prazo máximo para envio da inscrição com documentação completa pelo correio eletrônico é até às 23:59h (horário de Brasília). Leia os editais.
Notícia
Publicado em: 31/08/2017 16:46:18
A chamada pública para processo seletivo 2018 dos programas stricto sensu (mestrado e doutorado) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública) já está disponível na Plataforma SigaSS e no Portal de Ensino da ENSP. As inscrições estarão abertas no período de 1a 24 de setembro. Todos os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação exigida, por correio eletrônico. O prazo máximo para envio é 24/09/2017, às 23:59h (horário de Brasília). Leia os editais.
Notícia
Publicado em: 31/08/2017 13:12:51
Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), receberá o cientista político e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Luis Fiori, que apresentará a aula inaugural com o tema Guerra, paz e ética internacional: relatos de uma pesquisa. A atividade terá início às 9 horas, no salão internacional da ENSP, com a apresentação do PPGBIOS aos novos alunos, seguida da apresentação de Fiori. A atividade é aberta a todos e não necessita de inscrição prévia. O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva é desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense e (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Notícia
Publicado em: 23/08/2017 12:33:07
O Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoverá nesta quinta-feira, 24 de agosto, a aula aberta A morte pode esperar? Suicídio, psicanálise e saúde pública, a partir das 9h30, no salão internacional da ENSP. A atividade contará com a apresentação da coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição previa. A coordenação da atividade é da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Clarisse Gatto, também coordenadora do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica.
Notícia
Publicado em: 17/08/2017 11:55:50
O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo Ricardo Oliveira e o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesa), Andrey Luiz Mozzer, estiveram na Fiocruz, na sexta-feira, 11 de agosto, acompanhados pela presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, e pelo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Hermano Castro, buscando ideias para a implantação da Escola de Saúde Pública do Espírito Santo e a implantação do mestrado profissional em Vigilância em Saúde no Estado. A previsão para o início da turma e a elaboração do Termo de Cooperação Técnica entre a Sesa, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a ENSP, visando subsidiar o projeto de criação da ESP-ES, é até o final do ano. Hermano Castro, comenta a importância da cooperação na formação de quadros para o sistema único de saúde do Espírito Santo.
Notícia
Publicado em: 15/08/2017 10:32:39
Epidemiologia foi tema da aula aberta do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária, realizada no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), no dia 8 de agosto, e ministrada pelo pesquisador do Centro, Paulo Victor de Souza Viana. Segundo ele, a epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde. “Em termos gerais, a saúde pública se refere a ações coletivas visando melhorar a saúde das populações, já a epidemiologia, é uma das ferramentas para melhorar a saúde pública. Nesse sentido, a epidemiologia é uma ciência médica básica que tem por objetivo melhorar a saúde das populações, especialmente dos menos favorecidos”, explicou Paulo Victor.
Notícia
Publicado em: 11/08/2017 18:19:34
Guerra às Drogas e Pós-Democracia foi o tema da aula inaugural da 35ª turma do curso de especialização em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante. Conferencista do dia, o juiz Rubens Casara justificou a escolha do tema com base em duas premissas. "A primeira é que guerra contra as drogas não é mais um conflito contra as substâncias, os entorpecentes, mas um projeto de destruição das pessoas". Com relação ao segundo princípio, apesar de afirmar que ainda não há unanimidade acerca dele, admitiu: "não vivemos mais sob a égide de um Estado Democrático de Direito. Embora muitos digam que vivemos um momento de crise do Estado de Direito, esse termo (crise) é utilizado para disfarçar algo que não existe mais", lamentou.
Notícia
Publicado em: 11/08/2017 16:02:30
A chamada pública para seleção 2018 dos programas de pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (2018), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), estará aberta de 1º a 24 de setembro de 2017. Os editais dos cursos de mestrado e doutorado dos três programas serão publicados em breve na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz e no Portal de Ensino da ENSP. A partir deste ano, a documentação deverá ser enviada exclusivamente por correio eletrônico.
Notícia
Aula inaugural do Curso de Pneumologia Sanitária apresenta Plano Nacional de Controle da Tuberculose
Publicado em: 04/08/2017 10:25:38
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) promoveu, no dia 1º de agosto, a abertura do Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. Na ocasião o representante do Ministério da Saúde, Stefano Barbosa Codenotti, apresentou o Plano Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Durante a aula, o representante do Ministério destacou que no âmbito das políticas e Sistemas de Apoio, para o controle da tuberculose no Brasil, é fundamental, comprometimento político e alocação adequada de recursos para cuidado e prevenção da doença, além de engajamento comunitário das organizações da sociedade civil e dos setores públicos e privados. De acordo com a nova classificação da Organização Mundial da Saúde 2016-2020, o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para TB e a 19ª posição na lista dos 30 países prioritários para TB-HIV. A atividade contou com a participação do coordenador do Hélio Fraga, Otavio Porto, do diretor da ENSP, Hermano Castro, da representante do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), Elisabeth Soares, do pesquisador do CRPHF/ENSP, Jesus Pais, e do representante do Observatório TB, Carlos Basília.
Notícia
Publicado em: 25/07/2017 13:12:47
No dia 3 de agosto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá duas atividades para marcar o 35º ano do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante. Na primeira delas, na parte da manhã, às 9 horas, haverá a aula inaugural Guerra às Drogas e Pós-Democracia, a ser proferida pelo doutor em Direito e membro da Associação dos Juízes pela Democracia Rubens Casara, no salão internacional da ENSP. No segundo momento, às 14 horas, haverá exibição de vídeos inéditos sobre Michel Foucault, no debate Encontro com Foucault: loucura e desrazão, que terá participação do filósofo e professor da UFF André Queiroz. Os eventos são abertos e não há necessidade de inscrição prévia. Em caráter experimental, a ENSP transmitirá on-line a atividade por meio do link http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=34455.
Notícia
Publicado em: 18/07/2017 12:15:46
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 27 de julho, aula aberta do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador com o tema Estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador relacionadas ao amianto, silíca e benzeno: Por onde caminhamos? A atividade contará com a participação de Regina Dal Castel Pinheiro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Catarina (Cerest/SC), Fátima Sueli Neto Ribeiro, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Simone Alves do Santos, diretora técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador, do Centro de Vigilância Sanitária e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SP). A atividade, marcada para às 13h30, no salão internacional da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Cesteh/ENSP Luiz Carlos Fadel mediará o debate, que será coordenado pelas pelas também pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Ana Maria Cheble Braga e Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 13/07/2017 14:34:39
Logo de início, um chamado à responsabilidade: falando diante de uma plateia de egressos do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador, oferecido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Paulo Buss, atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, lembrou da importância da atividade de vigilância, para ele um dos pilares da concepção de uma saúde verdadeiramente pública, voltada para os problemas da população. Em seguida, Buss proferiu sua aula, intitulada Determinação da Saúde e Agenda 2030: Onde estamos hoje? Em sua fala, a discussão sobre o papel estratégico da Organização Mundial da Saúde (OMS), no sentido de conclamar os estados membros das Nações Unidas a cumprirem o acordado nesse conjunto de propostas que, em tese, ambicionam tornar o planeta um lugar melhor para todos viverem.