14º Abrascão: primeiro Grande Debate é marcado por anúncios do Ministério da Saúde sobre a profissão de sanitarista
A ocasião reuniu mais de 4.000 pessoas na plenária principal do Congresso e também contou com falas do pesquisador e abrasquiano Jairnilson Paim e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann. A mediação ficou por conta da vice-presidente da Abrasco, Keila Brito.
Os anúncios feitos pelo ministro têm como base a lei nº 14.725 de 2023, que regulamenta a profissão de sanitarista no Brasil. Padilha destacou a importância da Abrasco para a saúde brasileira e ressaltou que a parceria entre a Associação e o Ministério da Saúde é estratégica para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Valorizar o sanitarista é reconhecer a essência do SUS. Hoje, juntamente com a Abrasco, iniciamos a regulamentação da profissão no âmbito do Ministério da Saúde. É um processo coletivo de definição de critérios, que representa um avanço significativo para a saúde coletiva”, afirmou Padilha.
O Grande Debate também foi marcado pelo anúncio de um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação ao SUS, que incluem a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. As iniciativas integram o AdaptaSUS, plano apresentado na COP30 com estratégias que preparam a rede para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. O plano estabelece 27 metas e 93 ações a serem implementadas até 2035.
Fonte: Abrasco
Seções Relacionadas:
Abrasco 2025
Abrasco 2025
Nenhum comentário para: 14º Abrascão: primeiro Grande Debate é marcado por anúncios do Ministério da Saúde sobre a profissão de sanitarista
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



