CD ENSP aprova Regulamento e Comissão Eleitoral para Direção da Escola
Por Danielle Monteiro
Reunido em caráter extraordinário nesta segunda-feira (17), o Conselho Deliberativo (CD ENSP) aprovou o Regulamento e a Comissão Eleitoral para Direção da Escola, para a Gestão 2025-2029. O encontro marcou a importância do processo eleitoral no modelo de governança da instituição, ancorado na participação coletiva e democrática.
Fundamentado pelo debate de ideias que envolvem o desenvolvimento institucional, o processo eleitoral para escolha do Diretor da ENSP estará alinhado às diretrizes institucionais gerais do Congresso Interno da Fiocruz, do processo eleitoral para a Presidência da Fundação e do Regimento Interno da Escola.
A eleição será coordenada e executada pela Comissão Eleitoral para Direção da ENSP, composta por cinco servidoras: Joviana Quintes Avanci Pina (Presidente), Justa Helena Braga Franco (Vice- Presidente), Andrea Marcia de Oliveira Couto (Membro), Denise Cavalcante de Barros (Membro) e Monica Marcia Martins de Oliveira (Membro). A Comissão terá, entre suas diversas atribuições, a aplicação do Regulamento Eleitoral em consonância com as diretrizes do Conselho Deliberativo da Fiocruz e as resoluções do CD ENSP.
A inscrição das candidaturas ocorrerá entre 24 e 28 de março. Elas terão caráter individual, cabendo ao CD ENSP, em Sessão Extraordinária, a análise dos currículos para a sua homologação. A inscrição, assim como os documentos obrigatórios, é de inteira responsabilidade dos (as) candidatos (as). As candidaturas serão homologadas pelo CD ENSP em 8 de abril e, a partir de então, estarão habilitadas a participar da eleição, conforme os critérios presentes no Regulamento Eleitoral para Direção da Escola.
Poderão votar, para a composição da lista de até três nomes de candidatos, servidores ativos da Fiocruz em exercício na ENSP (lotados ou localizados formalmente); servidores de outras instituições públicas cedidos oficialmente, com mais de um ano de atividade na Escola; servidores ocupantes de cargos de confiança, com mais de um ano de atividade na ENSP; e estudantes de pós-graduação stricto sensu com mais de um ano de curso.
A campanha eleitoral acontecerá de 9 de abril até as 17h de 11 de maio. Já a votação, realizada em formato on-line, iniciará às 9h do dia 12 de maio e encerrará às 12h de 14 de maio. Para o acompanhamento da comunidade da Fiocruz e controle social, a Comissão Eleitoral realizará a transmissão on-line da votação, do fechamento das urnas virtuais e da apuração nos canais de comunicação institucionais.
A apuração começará às 13h (horário de Brasília) do dia 14 de maio e será realizada pela Comissão Eleitoral, com suporte da Assessoria em Tecnologia da Informação, podendo ser acompanhada pelos candidatos e/ou por fiscal indicado. A homologação do resultado pelo CD ENSP, assim como o seu encaminhamento para a Presidência da Fiocruz, acontecerá em 15 de maio.
Confira, abaixo, o Calendário Eleitoral para a Direção da ENSP: