Seminário internacional discutirá pesquisa qualitativa em saúde coletiva entre África do Sul, Brasil e Chile
*Por Isabelle Ferreira
Será realizado, nesta terça-feira (9/12), às 10h30, o seminário internacional ‘Saúde coletiva e Medicina Social 2025: compartilhando experiências em pesquisa qualitativa do Sul Global: colaborações entre África do Sul, Brasil e Chile’. O encontro é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade do Chile (UChile) e integra a Cooperação Internacional entre a ENSP/Fiocruz e a Escola de Saúde Pública Salvador Allende (Universidade do Chile). A transmissão será realizada ao vivo pelo canal da Escola de Saúde Pública do Chile no Youtube. O encontro promoverá o intercâmbio de experiências em pesquisa qualitativa situadas no Sul Global, com foco nas colaborações entre África do Sul, Brasil e Chile. O objetivo é fortalecer redes acadêmicas e ampliar a cooperação em pesquisas que abordam problemáticas territoriais com crescente impacto global, como migração; povos indígenas; violências e crises ambientais e sanitárias.
O seminário contará com a participação de Marcelo Firpo e Marina Fasanello, professores e pesquisadores do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para uma Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/Fiocruz). Também será palestrante a professora Lorena Núñez, coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e professora adjunta da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, África do Sul.
Segundo o professor Marcelo Firpo, a cooperação entre o Neepes e a Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende aborda não apenas a ecologia política, mas também a interculturalidade, a justiça cognitiva e, especialmente, o diálogo com povos originários e tradicionais. “É fundamental que o conhecimento acadêmico desenvolva diálogos respeitosos e interculturais, que unam o conhecimento científico aos saberes dos povos tradicionais, muitas vezes considerados primitivos”, destaca. Firpo reforça que esses saberes possuem fundamentos empíricos e uma ciência perceptiva que a ciência moderna, seja objetiva ou qualitativa, muitas vezes não alcança.
+ Confira os temas centrais do seminário:
Experiência África do Sul–Chile:
“Dando à luz em terras estrangeiras: migração, corpos e maternidade no Chile e na África do Sul” Palestrante: Professora Lorena Núñez (Universidade de Witwatersrand).
Experiência Brasil–Chile
“Encontro de Saberes: Diálogos interculturais e interdisciplinares entre a academia e os povos indígenas”
Palestrantes: Professores Marcelo Firpo e Marina Fasanello (Neepes/ENSP/Fiocruz)
+ Participe e fortaleça o diálogo internacional sobre crises territoriais!
*Estagiária sob supervisão da equipe de jornalismo do Informe ENSP.



