Busca do site
menu

Saúde mental, diabetes mellitus e prática da enfermeira na APS são destaques de setembro em CSP

ícone facebook
Publicado em:10/10/2025

Por Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

No Editorial deste mês, os autores refletem sobre os desafios e oportunidades para o avanço da saúde mental nas Américas. Apesar do crescente reconhecimento político da importância do tema, o subfinanciamento dos sistemas, as desigualdades de acesso e as barreiras enfrentadas por populações em situação de vulnerabilidade seguem como entraves. “A Região das Américas encontra-se em momento crucial em seus esforços para transformar a saúde mental em uma prioridade da saúde pública e do desenvolvimento”, afirmam os autores.

Reforçando seu compromisso com temas globais e emergentes, CSP lança também o Espaço Temático Saúde Mental Global, que reúne três artigos dedicados ao tema. As pesquisas exploram questões como a integração da saúde mental à atenção primária em contextos precários e de conflito, os impactos da violência sobre a saúde mental e os desafios enfrentados por pessoas privadas de liberdade.

Na seção Perspectivas, os autores debatem o reconhecimento do diabetes mellitus relacionado à desnutrição (DMRD) pela Federação Internacional de Diabetes e a mudança significativa na compreensão dos múltiplos determinantes da doença. A fome e a insegurança alimentar grave configuram fatores de risco para o desenvolvimento de condições metabólicas e cardiovasculares, especialmente quando vividas na infância. Em um país historicamente marcado pela desigualdade social, o debate sobre o DMRD abre espaço para repensar políticas públicas que integrem saúde, nutrição e proteção social desde a gestação.

Entre os artigos de destaque do fascículo, o estudo Comunicação da PrEP e da PEP no Brasil: exploração dos sentidos de peças comunicacionais e análise das concepções de agentes governamentais analisa como campanhas e materiais institucionais têm abordado a profilaxia do HIV no país, apontando caminhos para estratégias comunicacionais mais eficazes e inclusivas.

A pesquisa, divulgado pela Outra Saúde, parceiro jornalístico de CSP, Prática da enfermeira na atenção primária à saúde em municípios rurais remotos examina o papel central da enfermagem na garantia do cuidado integral em áreas de difícil acesso. O estudo destaca a autonomia e a responsabilidade desses profissionais em territórios onde muitas vezes são a principal referência de saúde para a população.

Leia esses e outros artigos aqui.



Nenhum comentário para: Saúde mental, diabetes mellitus e prática da enfermeira na APS são destaques de setembro em CSP