Busca do site
menu

Quase 1 bilhão de crianças sofrem algum tipo de violência regularmente em todo o mundo

ícone facebook
Publicado em:08/09/2014
Quase 1 bilhão de crianças sofrem algum tipo de violência regularmente em todo o mundoA violência contra as crianças é universal, tão presente e profundamente integrada nas sociedades que muitas vezes passa desapercebida e é aceita como norma, conclui um relatório apresentado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Intitulado Ocultos à plena luz: Uma  estatística da violência contra as crianças, baseia-se em dados de 190 países para iluminar um assunto pouco documentado. O relatório revela que cerca de dois terços das crianças em todo o mundo com idades entre dois e 14 anos – quase 1 bilhão – são submetidas a punições físicas por seus cuidadores de forma regular. E no entanto, apenas um terço dos adultos acredita que a punição física seja necessária para criar ou educar propriamente uma criança.
 
“Violência gera violência. Sabemos que crianças que experimentam abusos são mais propensas a ver a violência como algo normal, até mesmo aceitável e têm mais probabilidade de perpetuar a violência contra suas próprias crianças no futuro”, disse o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, observando que os efeitos da violência infantil alteram o desenvolvimento cerebral e causam dados a saúde física, mental e emocional dos meninos e meninas.
 
O Unicef indicou seis estratégias para permitir que a sociedade como um todo – das famílias aos governos – previna e reduza a violência infantil. Elas incluem o apoio aos pais e preparar as crianças para a vida; mudanças de atitude; fortalecimento judicial, penal e sistemas e serviços sociais; e produção de evidência e conscientização sobre a violência e seus custos humanos e socioeconômicos.
 
Sobre a iniciativa #ENDViolence (#FIMdaviolência)
 
O Unicef lançou a iniciativa em julho de 2013, visando a uma ação coletiva para erradicar a violência contra a criança, destacando o fato de que a violência está em todos os lugares, mas que geralmente acontece fora de vista ou é tolerada devido a normas sociais e culturais. Sob o lema Tornar visível o invisível, a iniciativa visa aumentar a conscientização como primeira etapa rumo à modificação de atitudes, comportamentos e políticas. Apoia também os esforços para construir evidências daquilo que funciona, e reforça a ideia de que a violência pode ser prevenida por meio da divulgação de esforços e movimentos bem-sucedidos em todos os níveis da sociedade. 
 
Cerca de 70 países de todas as regiões do mundo aderiram formalmente à #ENDviolence, concentrando esforços para identificar, acompanhar e relatar casos de violência contra a criança em todas as suas formas.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Quase 1 bilhão de crianças sofrem algum tipo de violência regularmente em todo o mundo