Abrasco completa 34 anos
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) completou 34 anos na sexta-feira (27/9). Criada para atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em saúde coletiva, a Associação objetiva, ainda, o fortalecimento mútuo das entidades associadas e ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil.
Em setembro de 1979, durante a I Reunião sobre Formação e Utilização de Pessoal de Nível Superior na Área da Saúde Pública, reuniram-se, na sede da Opas, em Brasília, técnicos, profissionais, alunos e professores da área da saúde coletiva, empenhados em fundar uma associação que congregasse os interesses dos diferentes cursos de pós-graduação da área: a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Contando hoje com 34 associados institucionais (escolas, institutos e departamentos de saúde pública/coletiva e medicina preventiva e social) e mais de 3.500 associados individuais (trabalhadores, professores e/ou pesquisadores em saúde), a Abrasco apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas, publicações e realiza os maiores congressos na área de saúde coletiva da América Latina – o último, em Brasília, contou com mais de 7.500 congressistas.
Além disso, os 15 Grupos de Trabalho e as 4 Comissões da Abrasco atuam na realização de seminários e oficinas temáticas, ampliando o escopo de atuação da Associação para todo o território nacional e América Latina, bem como representam a Associação em fóruns acadêmicos e políticos de discussão e produção de conhecimento em saúde.
No ano de 2006, a editora Fiocruz lançou o livro Saúde Coletiva como Compromisso: a trajetória da ABRASCO, organizado por Nísia Trindade Lima e José Paranaguá de Santana.
Saiba mais
Fonte: Abrasco
Fique por Dentro



