Fundação Ataulpho de Paiva celebra 113 anos de combate à tuberculose
A Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) celebrou, no dia 4/8, 113 anos de uma história que se confunde com a do combate à tuberculose no país. Hoje, a instituição mantém os mesmos ideais dos fundadores da Liga Brasileira contra a Tuberculose, por meio da dedicação às ações sociais e do investimento em pesquisa e tecnologia.
Em 1900, a tuberculose estava em franca ascensão no Brasil, e um grupo formado por médicos, intelectuais e membros da alta sociedade criou a Liga Brasileira contra a Tuberculose, com o objetivo de buscar a cura e a profilaxia contra a doença, além de desenvolver trabalho assistencial às suas vítimas. Foi a primeira instituição a combater a tuberculose no país, antes mesmo de o Estado assumir a função, na década de 1940.
De caráter filantrópico, a FAP foi responsável pelos primeiros dispensários no Rio de Janeiro e criou o serviço de assistência domiciliar, em 1913, para dar assistência médico-social aos portadores de tuberculose que não podiam se locomover até o dispensário.
Fonte: Fundação Ataulpho de Paiva
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Fundação Ataulpho de Paiva celebra 113 anos de combate à tuberculose
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



