Pacientes poderão contribuir com a qualidade do atendimento
O projeto Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, lançado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 18/12, oferecerá ferramentas e informações para aprimorar a qualidade do atendimento em consultórios, durante os procedimentos cirúrgicos, as internações e os exames clínicos.
A proposta da Anvisa foi apresentada durante a segunda reunião do grupo de trabalho (GT) Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.
“Quando o paciente se envolve no próprio tratamento, aumentam as chances de sucesso do procedimento”, explicou Diana Carmem Nunes de Oliveira, gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, área da Anvisa à frente do projeto.
Segundo a gerente-geral Diana Carmem, “o projeto leva ao conhecimento do paciente um conjunto de normas e regulamentos da Anvisa voltados à segurança dos serviços de saúde”.
Uma das ferramentas do projeto é um fôlder que orienta o paciente a fazer perguntas que são estratégicas no processo de assistência à saúde. O paciente deve ser informado, por exemplo, sobre os riscos envolvidos em um processo cirúrgico e os cuidados a serem tomados antes da cirurgia.
Além de informar sobre os direitos do paciente, o fôlder propõe que cada pessoa zele pela própria saúde por meio de atitudes, como informar ao médico quais são os medicamentos que consome antes de receber uma nova prescrição.
O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. O GT reunido na Opas em 18/12 trata desse tema, que é um dos eixos do Termo de Cooperação de número 64 firmado entre a Anvisa e a Opas.
A Anvisa disponibilizou, em sua página, um hotsite com um conjunto de informações sobre segurança do paciente, com normas, manuais e materiais de divulgação voltados para os pacientes e os profissionais de saúde.
Leia o fôlder e acesse o site.
Fique por Dentro