Sociedade civil e governo discutirão estratégias para resíduos sólidos em 2013
As contribuições de representantes da sociedade civil, de governos e do setor privado para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no país serão concluídas no fim do ano que vem. No entanto, em três meses começarão debates municipais e regionais que precederão a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), marcada para outubro de 2013. No evento, serão apresentadas, em tom mais conclusivo, as estratégias já incorporadas por esses setores em suas atividades e as novas medidas que poderão ser adotadas.
O diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério da Costa, explicou que a conferência é um processo. "Haverá mobilização local para depois chegar à conferência. Temos as etapas regional e municipal que começam em janeiro", acrescentou. Ao lembrar que os debates municipais e regionais iniciarão poucos dias depois da posse dos novos prefeitos, a serem eleitos ainda neste mês, o diretor do MMA acrescentou que eles começarão os mandatos dando prioridade à área em que há maior necessidade de medidas urgentes.
O diretor destacou que a conferência não é o local das "resoluções", mas tem papel fundamental para esclarecer metas e driblar dificuldades na adoção das exigências previstas pela PNRS. Alguns especialistas endossam a aposta e acreditam que tanto a conferência como os eventos preparatórios podem minimizar, ao longo desses meses, alguns dos temores em relação às determinações da política.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Fonte: Jornal da Ciência
Fique por Dentro