Carissa Etienne assume Direção da Opas em fevereiro de 2013

Durante sua atuação na OMS, Carissa liderou iniciativas para renovação da Atenção Primária em Saúde em nível mundial, visando ao fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na cobertura universal, desenvolvendo ações com o objetivo de aprimorar políticas e estratégias em Saúde. Na Opas, impulsionou o desenvolvimento de uma estratégia regional de Saúde baseada em Atenção Primária, com foco em políticas voltadas para a saúde da mulher e da criança.
Em seu discurso, disse que os países das Américas têm feito bons progressos em saúde e desenvolvimento, mas também enfrentam muitos desafios. "Nossa região é forte", disse Carissa. "Observamos agora a estabilidade política e a prosperidade econômica na região em níveis sem precedentes. Ao mesmo tempo, há milhares de pessoas, algumas delas em nossos Estados-membros mais ricos, sem acesso aos determinantes sociais da saúde ou dos serviços de saúde, que tão desesperadamente necessitam. Cerca de 74 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza. Isso é um reflexo das desigualdades que afetam vários dos nossos Estados-membros na região e representa um desafio para todos nós: o de garantir a justiça social, a inclusão social e ser proativos em atender às necessidades dos mais vulneráveis e marginalizados", disse.
Graduada em Medicina e Cirurgia pela Universidade das Índias Ocidentais em 1976, seu mestrado foi em Saúde Coletiva pela Escola de Higiene e Medicina Tropical, Universidade de Londres, em 1982, com foco em Gestão de Cuidados de Saúde, e recebeu um título honorário em Saúde Pública da mesma instituição, em 1996. Na Domínica, ocupou o cargo de diretora de Serviços de Atenção Primária em Saúde, coordenadora do Programa Nacional Contra a Aids e coordenadora Nacional de Desastres.
Fonte: Opas Brasil
Fique por Dentro