Rede CNN elogia a saúde no Brasil
Em meio às discussões da reforma do sistema de saúde dos Estados Unidos, o portal do canal a cabo de notícias norte-americano CNN divulgou um artigo elogiando o Sistema Único de Saúde (SUS). O autor do texto, Eduardo Gómez, ressalta que, desde o início do século XX, o governo brasileiro e a sociedade civil têm trabalhado juntos para estabelecer a saúde como um bem comum, com o compartilhamento do ônus com todos os cidadãos, que pagam pelos serviços por meio de impostos.
Ele cita como avanços o reconhecimento da saúde como um direito, a descentralização da gestão, o financiamento público, o acesso a serviços primários, secundários e terciários de forma gratuita, além do programa Saúde da Família. Esses avanços, segundo ele, contribuíram para aumentar a expectativa de vida de 54.49 anos em 1960 para 73.1 em 2010.
Para Gómez, todo o trabalho do SUS tem valido a pena: “A expectativa de vida no Brasil melhorou em um ritmo mais rápido do que o dos EUA desde 1960, apesar de continuar para trás. Nos Estados Unidos, a expectativa aumentou de 69.77 anos para 78.24”, exemplifica.
O autor aponta, também, alguns dos desafios da saúde no Brasil, como o financiamento, cujo aumento foi modesto (de 50,2 bilhões de reais em 2008 para 61,7 bilhões em 2010); as dificuldades na gestão de hospitais; e a falta crônica de médicos e enfermeiros, especialmente em áreas rurais, o que a matéria aponta também como um problema dos EUA.
“Os brasileiros nos mostram que o direito à saúde precisa ser discutido incessantemente em debates políticos, independentemente dos inúmeros desafios que os sistemas de saúde possam enfrentar. Os brasileiros nos mostram, ainda, que a saúde é um bem comum que todos os norte-americanos deveriam apoiar”, finaliza Gómez.
Fonte: CNN
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro