O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Opas lança novo website do Observatório Regional de RHS

ícone facebook
Publicado em:17/07/2012

Foi lançado, no dia 12 de julho, o novo site do Observatório Regional de Recursos Humanos em Saúde (RHS), uma plataforma interativa que forma um espaço dinâmico de trabalho, intercâmbio e cooperação entre os países da América. A nova página pretende se basear no progresso e desenvolvimento dos países nos últimos anos, integrando uma rede regional de governos, instituições acadêmicas e organizações sociais promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

 

O portal é voltado para a coleta, análise, e intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências de RHS, que envolvem tanto a tomada de decisões quanto a formulação e implementação de políticas públicas, em resposta a prioridades nacionais e metas regionais de RHS.

 

Os Observatórios de Recursos Humanos em Saúde

 

Em 1994, durante a 1ª Cúpula das Américas, realizada em Miami, os chefes de Estado e de Governo presentes reconheceram a importância das questões relacionadas à força de trabalho em saúde. Essa preocupação levou a Opas/OMS a elaborar uma estratégia, tendo em vista o desenvolvimento dos RHS. Em 1999, foi lançada oficialmente a iniciativa de implantação, em nível regional, dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, que contou inicialmente com a adesão de nove países.

 

Nos Observatórios, os colaboradores e parceiros - Ministérios da Saúde, Educação, Trabalho e das Finanças, Universidades e Institutos de pesquisa, organismos internacionais, agências doadoras, fornecedores e usuários dos sistemas de saúde - produzem informações que visam à melhora dos sistemas de saúde por meio do desenvolvimento de seus recursos humanos em saúde.

 

Após a criação do Observatório Regional de RHS, foram constituídos os observatórios e redes nacionais. A proposta era reunir informações sobre quatro temas: (1) qualidade e norma de trabalho, (2) formação de recursos humanos, (3) produtividade e categoria de serviços e (4) governabilidade e conflitos trabalhistas no setor, tornando públicos os produtos gerados.

 

Atualmente, os observatórios são, em sua maioria, controlados por agências ou centros nacionais de pesquisa, cabendo à Opas/OMS implementar ações e outras iniciativas que garantam e fortaleçam a dinâmica da rede.

 

Notícia reproduzida do site da Rede Internacional de Técnicos em Saúde

 

Veja o novo site do Observatório Regional de Recursos Humanos em Saúde em www.observatoriorh.org.


Fonte: ObservaRH
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Opas lança novo website do Observatório Regional de RHS
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.