Combate à pobreza é tema central da 64ª Reunião da SBPC
Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza é o tema central da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento começa com uma sessão solene, no próximo domingo (22), às 19 horas, e prossegue até sexta-feira (27), no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
Participarão da cerimônia de abertura o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dirigentes das sociedades científicas, pesquisadores e cientistas renomados como o Prêmio Nobel de Química de 2011, o israelense Daniel Shechtman.
A programação do evento prevê a realização de 61 conferências, 66 mesas-redondas, 48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas de ciência e tecnologia.
Além do combate à pobreza, a reunião debaterá outras questões igualmente importantes, como economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, além da educação.
Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, a escolha da cidade pautou-se na comemoração dos 400 anos de São Luís e da característica cultural da capital maranhense, privilegiada pela presença de muitos escritores. Já a escolha da temática alinhou-se ao desafio enfrentado pelo país para reduzir a pobreza e preservar os saberes tradicionais.
Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para a 64ª Reunião Anual da SBPC. Durante o evento também se comemorarão os 20 anos da ExpoT&C, cuja abertura ocorrerá às 9 horas de segunda-feira (23). Para relembrar o histórico da mostra de ciência e tecnologia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentará uma linha do tempo e 8 mil fotografias do evento.
O espaço destinado ao MCTI na exposição aumentou em relação ao da reunião anterior: de 1.600 para 2.100 metros quadrados. Serão cinco áreas de interatividade (piso da coletividade, árvore virtual, grafite digital e ilha de conteúdo), além de atividades envolvendo o conceito de economia sustentável, entre elas, a utilização de bicicletas para a geração de energia limpa na exibição de vídeos institucionais.
Os principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços estarão presentes na ExpoT&C. “A cada ano está melhor. Nesse local, a sociedade poderá ver o que há de melhor na área de ciência, tecnologia e inovação do país”, classifica Helena Nader.
Eventos paralelos
Outros eventos paralelos são a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico e profissionalizante), a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais), a Sessão de Pôsteres e a Jornada Nacional de Iniciação Científica.
Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em ciência e tecnologia. A cada ano, o evento ocorre em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.
Fonte: MCTI
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Combate à pobreza é tema central da 64ª Reunião da SBPC
Comente essa matéria: