Conselho Nacional de Ciência realiza sua primeira reunião do ano
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante a primeira reunião anual do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e diante de suas cinco comissões, enfatizou a importância do trabalho do grupo na formulação da política de ciência e tecnologia do país e do governo e conclamou todas as comissões a apontarem meios e caminhos que permitam a consolidação das ações indicadas na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), lançadas no início do ano.
Destacando as metas da ENCTI, como a de elevar o volume de recursos para pesquisa e desenvolvimento para 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, além de dobrar a participação empresarial nos investimentos para o setor, o ministro se disse otimista quanto à apresentação de novas ideias que levam ao aperfeiçoamento da política de ciência e tecnologia do país. Hoje, o setor público investe 0,61%, enquanto que a parcela do setor privado é de 0,55%.
O ministro citou o pacote anunciado, no dia 3/4, pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de apoiar e aumentar a competitividade da indústria nacional. As medidas ampliam a capacidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de financiar a inovação, com a parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).
Raupp pediu o acompanhamento dos conselheiros em projetos estruturantes, a exemplo do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), voltado para a concessão de bolsas de estudo em instituições no exterior. Na avaliação do ministro, esse é um programa que pode contribuir para suprir a carência do país em áreas em que a pós-graduação está deficitária, como engenharias e ciências naturais.
O CCT – O CCT é um órgão consultivo de assessoramento do presidente da República. Sua missão é propor políticas, planos, metas, prioridades, instrumentos e opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como sobre atos normativos que objetivem regulamentá-la.
Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fique por Dentro