O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Pesquisadoras da ENSP participam de estudo que analisa aprovação e preços de medicamentos contra câncer

ícone facebook
Publicado em:31/07/2023
Por Barbara Souza

Duas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participaram de um estudo que analisou o tempo de autorização e o preço de comercialização de medicamentos contra câncer no Brasil em comparação com os Estados Unidos. Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro e Carla Tavares de Andrade estão entre os autores do artigo ‘Marketing authorisation and pricing of FDA-approved cancer drugs in Brazil: a retrospective analysis’, publicado em maio de 2023 na revista The Lancet Regional Health – Americas. A pesquisa mostrou que, na autorização de comercialização brasileira, feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há evidências mais sólidas e benefício clínico mais significativo em comparação com a autorização do Food and Drug Administration (FDA). 

Embora os preços médios aprovados dos novos medicamentos contra o câncer no Brasil fossem 12,9% menores em comparação aos Estados Unidos, os medicamentos com benefício terapêutico adicional tinham preços médios 5,9% mais altos no Brasil. Por outro lado, os medicamentos sem benefício adicional apresentaram preços 17,9% mais baixos.

O artigo tem como primeira autora Adriana Mitsue Ivama Brummell, pesquisadora visitante do Departamento de Política de Saúde, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres. Também assinam o estudo representantes da Anvisa, do Departamento de Medicina Populacional, da Escola de Medicina de Harvard e Instituto de Cuidados de Saúde Harvard Pilgrim e do Centro Colaborador da OMS para Políticas de Preços e Reembolso de Medicamentos, Departamento de Farmacoeconomia, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Áustria. 

“O estudo também mostra a competência da nossa agência reguladora. Estamos aprovando medicamentos mais rapidamente e para serem vendidos a menor custo. Comparando evidências de eficácia e segurança, os medicamentos contra câncer aprovados no Brasil são avaliados com base em mais resultados e de melhor qualidade. Além disso, entram no mercado com preço mais baixo”, explicou Claudia Osorio. A pesquisadora também destaca a importância de trabalhar em conjunto com autores de diferentes instituições e nacionalidades neste tema. “É muito bom trabalharmos juntos, porque esse trabalho deixa uma abertura consistente para uma linha de pesquisa que queremos desenvolver na ENSP nos próximos anos, relacionada aos preços de medicamentos no país”, completou. Carla Tavares também celebrou sua participação. "Foi uma excelente experiência trabalhar com pesquisadores de outros países e pode contribuir nos cálculos de preços de medicamentos para câncer", afirmou a pesquisadora.

A maioria dos medicamentos contra o câncer entra primeiro no mercado dos Estados Unidos e as aprovações pelo FDA de novos medicamentos contra o câncer podem influenciar decisões regulatórias em outros contextos. No estudo, todos os novos medicamentos contra o câncer aprovados pela FDA de 2010 a 2019 foram comparados com medicamentos com autorização de comercialização e preços aprovados no Brasil até dezembro de 2020. Como os fabricantes submetem à aprovação brasileira mais tardiamente, ocorre um acúmulo maior de evidências clínicas de alta qualidade, o que acelera a disponibilidade de medicamentos contra o câncer no Brasil. A combinação da autorização de comercialização e de preços no Brasil pode favorecer a aprovação de medicamentos contra o câncer com evidências mais sólidas e benefício clínico mais significativo, embora com graus variáveis de sucesso na obtenção de preços mais baixos em comparação com os Estados Unidos.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisadoras da ENSP participam de estudo que analisa aprovação e preços de medicamentos contra câncer
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.