Busca do site
menu

Encontro preparatório para o Fórum Mundial de Ciência debate oceanos, clima e desenvolvimento

ícone facebook
Publicado em:03/04/2013

O tripé oceanos, clima e desenvolvimento será tema do 5° Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em 25 e 26 de novembro. O evento pretende dar ênfase à identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos naturais, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. O encontro, que antecede o Fórum Mundial de Ciência 2013, será realizado no Recife, nos dias 15 e 16 de abril.

A atividade no Recife ocorrerá na sede da Regional Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na Cidade Universitária. A conferência de abertura, cujo tema será Ciência e tecnologia como política de Estado, caberá ao ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Rezende, professor do Departamento de Física e membro permanente do corpo docente de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Pernambuco.

A programação contempla painéis de discussão e conferências temáticas e conta com pesquisadores e membros de institutos e entidades ligados à área científica do Brasil, da Austrália e dos Estados Unidos. Energias renováveis e sustentabilidade nos oceanos, gestão portuária, educação para a ciência, desertificação, ciência, desenvolvimento e inclusão social são alguns dos temas a serem apresentados.

Esta é a primeira vez que o Fórum Mundial de Ciência ocorrerá fora da Europa. Tradicionalmente, o evento é realizado em Budapeste. Desde agosto de 2012, houve quatro encontros preparatórios, em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. Os dois próximos estão previstos para Porto Alegre, em maio, e Brasília, em junho.

Clique aqui e leia mais.


Fonte: Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Encontro preparatório para o Fórum Mundial de Ciência debate oceanos, clima e desenvolvimento