Busca do site
menu

Pesquisa sobre pessoas com deficiência na Pós-Graduação é contemplada em edital sobre alteridade na educação

ícone facebook
Publicado em:27/03/2023

Por Tatiane Vargas

O projeto “Pessoas com deficiência no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão”, foi contemplado no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG): Alteridade na Pós-Graduação. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Aldo Pacheco, o projeto será desenvolvido por cinco Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS); a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/PE), a Universidade Cesumar (Paraná), além da ENSP/Fiocruz. 

Segundo o coordenador do projeto contemplado no edital CAPES nº 37/2022, as questões associadas à inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência em todos os níveis de ensino crescem cada vez mais, amplificando não somente as discussões, mas também as controvérsias. 

“Historicamente a sociedade brasileira acumula um perfil excludente marcado por estigmatizações que revelam certa incapacidade de prover condições para inclusão social deste público, além de políticas públicas inconsistentes que não garantem às pessoas com deficiência pleno acesso aos seus direitos”, advertiu Aldo.

Para o pesquisador, embora apresentadas como espaços de produção epistemológica, com características de centros de promoção e intervenção social, as Instituições de Ensino Superior muitas vezes reeditam características do pensar e do agir da sociedade nas quais estão inseridas. Desta forma, mesmo que diante de fenômenos como a inclusão educacional, é relevante que as Instituições de Ensino Superior problematizem e ponderem sobre o seu papel. 

“Essa atitude não deve ocorrer somente quanto ao acesso e permanência de estudantes com deficiência neste nível de ensino em cumprimento a prescrições, mas com discussões e ações que possibilitem que esses graduandos participem efetivamente como sujeitos atuantes no processo educacional em condições de equiparação, de forma digna e justa”, destacou Pacheco.



Nenhum comentário para: Pesquisa sobre pessoas com deficiência na Pós-Graduação é contemplada em edital sobre alteridade na educação