CNPq recebe inscrições do CsF para seis países até 14 de janeiro
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), recebe inscrições até 14 de janeiro para o intercâmbio estudantil em seis países na modalidade sanduíche. O início das atividades nas universidades estrangeiras está previsto para julho.
Estão abertas as inscrições para instituições de ensino na Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Reino Unido. Há chamadas para graduação sanduíche em outros nove países, com o mesmo prazo de inscrição, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), agência responsável pela gestão do programa ao lado do CNPq. Confira aqui.
Os valores das bolsas concedidas pelo CNPq variam de acordo com a moeda de cada país. O repasse dos benefícios como auxílio instalação, deslocamento e material didático, além do seguro saúde e taxa de matrícula, também será definido de acordo com as regras específicas de cada chamada.
As áreas que oferecem vagas nos seis países são: engenharias; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; e formação de tecnólogos.
Entre os países com vagas abertas, alguns incluem cursos ligados à indústria criativa, voltados a projetos e processos direcionados ao desenvolvimento tecnológico e de inovação. Podem se inscrever estudantes de arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica.
Confira aqui como candidatar-se à bolsa para um dos seguintes países: Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Reino Unido.
Fonte: MCTI
Editais



