Reinauguração do Laiss marca nova fase de integração com o Centro de Saúde Escola da ENSP
Inaugurado em dezembro de 2009, sob a coordenação do pesquisador André Pereira Neto, da ENSP, o Laiss tem como objetivo promover a saúde por meio da alfabetização digital, incentivando a análise crítica das informações às quais somos expostos - muitas vezes incompletas, incoerentes ou mesmo falsas, especialmente no ambiente virtual contemporâneo. Trata-se de uma iniciativa voltada à inclusão digital e social, que visa ao empoderamento da população e à construção efetiva da cidadania e da coletividade.
De acordo com artigo do coordenador do Laiss, uma iniciativa de avaliação da qualidade das informações disponíveis em sites de saúde tem revelado que a exposição contínua a uma grande quantidade de conteúdos inverídicos pode causar impactos negativos à saúde e ao bem-estar da população. No entanto, quando bem orientada, essa exposição pode ser transformada em um instrumento de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Por isso, o letramento digital e a verificação de informações científicas são atividades fundamentais desenvolvidas pelo laboratório. Além de contribuir para a disseminação de informações confiáveis, essa atuação estimula o pensamento crítico e uma postura mais consciente diante da desinformação presente na internet.
O Laiss atende principalmente moradores de Manguinhos e funcionários da Fiocruz. Com a reinauguração de seu espaço no CSE, espera-se ampliar a participação da comunidade local e incentivar maior colaboração nos projetos desenvolvidos pelo laboratório.
Nenhum comentário para: Reinauguração do Laiss marca nova fase de integração com o Centro de Saúde Escola da ENSP
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



