Ceensp vai debater resultados de pesquisa sobre Covid longa no Rio de Janeiro
Estudo revelou alta prevalência de sintomas e invisibilidade nos serviços de saúde
Por Danielle Monteiro
A cidade do Rio de Janeiro possui elevado índice de Covid longa autorreferida, além de altas prevalências de sintomas associados à síndrome pós-Covid. Contraditoriamente, essa condição permanece invisibilizada nos serviços de saúde e os pacientes não conseguem obter os cuidados necessários. A conclusão é da pesquisa ‘Cuidado de saúde à Covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro’, liderada pela ENSP. Os resultados e demais detalhes do estudo serão debatidos no próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), na quarta-feira (9), das 14h às 16h30, na sala 410 da Escola. O evento também será transmitido pelo Canal da ENSP no Youtube.
+ Assista ao vivo
O encontro contará com a presença das diversas pesquisadoras e de uma das participantes envolvidas na pesquisa, além de um representante da esfera municipal da Saúde. A audiência terá a oportunidade de refletir e interagir com os palestrantes logo após o conjunto de apresentações.
Participarão do encontro a pesquisadora Emma-Louise Aveling, da Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard T. H. Chan School of Public Health), Letícia Soares, da Colaborativa de Pesquisa Liderada por Pacientes, a pesquisadora da ENSP, Bárbara Caldas, a participante do estudo Lilia Saigg, além do subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Renato Cony Serodio. A coordenação ficará por conta da coordenadora do estudo e pesquisadora da ENSP, Margareth Crisóstomo Portela.
+ Leia também: Covid longa: pesquisa revela alta prevalência de sintomas e invisibilidade nos serviços de saúde
Sobre a Covid longa
A síndrome pós-Covid, também conhecida como Covid longa, é uma condição crônica associada à infecção (CCAI), que pode se desenvolver após a infecção por SARS-CoV-2, durando de três meses até anos. Envolve um ou vários sintomas, que podem variar ao longo do tempo e serem incapacitantes.
A pesquisa Cuidado de saúde à Covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro visou construir evidências para fortalecer o cuidado à condição pós-Covid no SUS. Neste sentido, o estudo estimou a prevalência de sintomas de Covid longa e avaliou necessidades, assim como o uso e as barreiras de acesso aos serviços de saúde. Buscou também identificar os fluxos de cuidado, obstáculos e oportunidades para o cuidado à síndrome pós-Covid, além de compreender os impactos na saúde, sociais e financeiros de se viver com essa condição. Os dados foram coletados entre novembro de 2022 e abril de 2024.
Envolvendo métodos mistos, o estudo é uma iniciativa internacional, interdisciplinar e com engajamento de pacientes. Seu componente quantitativo contemplou 651 entrevistas com uma amostra probabilística de pacientes hospitalizados por Covid-19 em hospitais do SUS, na cidade do Rio de Janeiro, entre dezembro de 2020 e novembro de 2022. O componente qualitativo, por sua vez, incluiu 29 entrevistas com gestores e profissionais de saúde da rede, além de 31 entrevistas sobre a experiência de pacientes vivendo com a Covid longa, independentemente de hospitalização prévia.
+ Saiba tudo sobre a pesquisa ‘Cuidado de saúde à Covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro’
Nenhum comentário para: Ceensp vai debater resultados de pesquisa sobre Covid longa no Rio de Janeiro
Comente essa matéria: