Busca do site
menu

Hélio Fraga/ENSP promove Curso de Reflexoterapia com foco em bem-estar e cuidado integral

ícone facebook
Publicado em:17/04/2026
*Por Tatiane Vargas, com colaboração de Erica Fernandes (CRPHF/ENSP/Fiocruz)

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoverá o Curso de Reflexoterapia. A formação será realizada na modalidade presencial e as inscrições devem ser feitas pelo Campus Virtual Fiocruz, de 20 de abril a 11 de maio. O objetivo do curso é capacitar os participantes para a aplicação segura da reflexoterapia podal e palmar, aliando conhecimentos teóricos e práticos voltados à promoção da saúde.

Voltado à qualificação em práticas integrativas e complementares em saúde, o curso tem como foco o cuidado integral e a promoção do bem-estar. A reflexoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza estímulos em pontos específicos do corpo, geralmente nos pés e nas mãos, que correspondem a diferentes órgãos e sistemas. Por meio de pressões e toques terapêuticos, a prática contribui para o equilíbrio físico e emocional, auxiliando na redução do estresse, no alívio de tensões e na melhoria da qualidade de vida.

Reconhecida como uma importante estratégia complementar de cuidado, a reflexoterapia vem sendo cada vez mais incorporada aos serviços de saúde, fortalecendo abordagens humanizadas e integrativas no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do curso é capacitar os participantes para a aplicação segura da reflexoterapia podal e palmar, aliando conhecimentos teóricos e práticos voltados à promoção da saúde. A formação é destinada a trabalhadores do CRPHF, profissionais de saúde, trabalhadores do SUS e servidores da Fiocruz.

Com carga horária total de 44 horas, o curso será dividido entre 19 horas de atividades teóricas e 25 horas de práticas. As aulas estão previstas para começar no dia 19 de maio e seguem até 21 de julho de 2026.

Para a coordenação do curso, "a iniciativa representa uma oportunidade de aprimoramento profissional e de ampliação de práticas voltadas a uma atenção em saúde mais integral, acolhedora e centrada no cuidado".



Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: Hélio Fraga/ENSP promove Curso de Reflexoterapia com foco em bem-estar e cuidado integral