Busca do site
menu

Desafios para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde brasileiro

ícone facebook
Publicado em:06/02/2026

Em entrevista ao jornal Valor Econômico nesta quinta, 5/2/2026, o coordenador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Sustentável, CT&I e CEIS (GPCEIS/CEE-Ensp/Fiocruz), Carlos Gadelha, destaca a importância da produção local para o SUS e para a soberania do país. A matéria, com chamada de capa, ressalta o momento de inflexão que marcou a reconstrução do Ministério da Saúde e a volta da ciência ao centro da política de saúde após a pandemia.  

O pesquisador pontua que a estratégia de integração da política de saúde com os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da política industrial Nova Indústria Brasil (NIB) já apresenta resultados, como o desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro e já em distribuição pelo SUS. 

“Há vários outros projetos como uma vacina para bronquiolite e produtos biotecnológicos também. Esse complexo industrial da saúde está calcado em iniciativas de inovação e mais de 80 projetos já estabelecidos entre o poder público e o setor privado. É uma estratégia, uma política pública”, acrescenta Gadelha. 

Entre os desafios para o Complexo no Brasil, ele assinala a importância do prosseguimento de projetos estruturantes. “Eu digo que o CEIS está na terceira marcha. Recriamos as instituições necessárias, entidades como BNDES e Finep estão viabilizando investimentos e já tem uma engrenagem funcionando. Mas o desafio ainda é muito grande porque envolve continuidade. Não podemos ter reveses como houve no período entre 2017 e 2022, pois descontinuidades matam qualquer política pública”, alerta Gadelha.

O pesquisador salienta ainda que a ampliação do direito à saúde é um vetor de crescimento rumo à autonomia do país. 


Fonte: Cee-Fiocruz
Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Desafios para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde brasileiro