CT&I e produção local são debatidas como caminhos para o acesso universal e a soberania em saúde no Abrascão
*Por Tatiana Teixeira (CEIS/Fiocruz)
Durante as atividades do pré-congresso do Abrascão, foi realizado o curso “CT&I e Produção Local para o Acesso Universal e a Soberania em Saúde”, ministrado pela coordenadora adjunta do projeto GPCEIS/CEE-ENSP/Fiocruz, Juliana Moreira, o vice-presidente adjunto de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Nascimento, e a pesquisadora do GPCEIS, Clarice Araujo.
Com sala cheia e participantes engajados, o curso discutiu o papel estratégico do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) para ampliar o acesso à saúde e promover o desenvolvimento nacional.
Juliana Moreira destacou que o Brasil precisa superar a condição de país primário exportador para se tornar uma nação democrática, soberana e inovadora, capaz de garantir direitos e avanços sociais. Para isso, ressaltou, é essencial fortalecer o CEIS e o SUS.
Marco Nascimento enfatizou a importância da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e da produção local, citando a Fiocruz como exemplo de instituição referência na implementação de políticas públicas que articulam inovação e acesso.
O impacto da crise climática na saúde foi o tema que encerrou o curso. Clarice Araujo alertou que a crise climática é a maior ameaça global à saúde no século XXI e defendeu a necessidade de uma transformação ecológica do CEIS para enfrentar esse desafio.
O encontro foi marcado por intensa interação e reflexões sobre como o fortalecimento do CEIS pode ser um vetor para ampliação do acesso, soberania sanitária e desenvolvimento sustentável.
Seções Relacionadas:
Abrasco 2025
Abrasco 2025
Nenhum comentário para: CT&I e produção local são debatidas como caminhos para o acesso universal e a soberania em saúde no Abrascão
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



