Busca do site
menu

Congresso Interno: eleição de delegados terminará nesta terça-feira (2/12)

ícone facebook
Publicado em:01/12/2025

As plenárias do X Congresso Interno estão chegando! Os encontros ocorrerão de 10 a 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. E a última etapa antes das plenárias será realizada nos dias 1° e 2 de dezembro, com a eleição dos delegados. Cada unidade organizará seu processo eleitoral, a partir dos critérios aprovados pelo Conselho Deliberativo. O conteúdo, disponível na aba Documentos, detalha quem pode votar e se candidatar e como será realizada a distribuição proporcional de delegados por unidade.  

Serão eleitos delegados com direito a voz e voto, e delegados com direito a voz - chamados anteriormente de ‘Observadores’. O processo deve garantir a participação de todas as pessoas, de acordo com as políticas de diversidade, equidade e inclusão da Fiocruz. Podem votar: servidores da instituição e servidores ou funcionários cedidos com mais de um ano de cessão formal à Fundação, assim como os membros natos.  

Os membros natos são: o presidente e ex-presidentes da Fiocruz, vice-presidentes, chefe de Gabinete da Presidência, um representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), coordenadores-gerais de Infraestrutura dos Campi, de Planejamento Estratégico, de Administração, de Gestão de Pessoas e de Gestão de Tecnologia da Informação, além de dirigentes da Gerência Regional de Brasília, dos escritórios regionais e dirigentes máximos dos órgãos específicos singulares. O procurador federal, o auditor-chefe e a ouvidora-geral participam na condição de delegados com direito a voz natos. 

Candidatos 

No caso dos delegados com direito a voz e voto, os candidatos devem ser servidores da Fiocruz e/ou servidores ou funcionários cedidos com mais de um ano de cessão formal à Fundação. Para garantir proporcionalidade, o quantitativo será definido conforme o número de servidores daquela unidade. Em uma com mais de 400, por exemplo, serão eleitos até 14 delegados. Confira a tabela: 


Também serão eleitos os delegados com direito a voz, que poderão se manifestar nos grupos de trabalho e na plenária. No caso dos trabalhadores terceirizados e bolsistas, os candidatos devem ter o processo de recrutamento supervisionado pela unidade e experiência de trabalho na Fiocruz superior a dois anos. Apenas participantes de programas Institucionais da Fundação, como de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti) e pesquisador visitante, podem se candidatar. Está vedada a candidatura de profissionais vinculados a projetos Fiotec. 

 
A representação estudantil terá até sete delegados, com pelo menos dois alunos de fora do Rio de Janeiro. As indicações serão realizadas pela Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG), Grêmio Politécnico e unidades com programa de residência. Já a sociedade civil organizada contará com até dez representantes, com prioridade para usuários do Conselho Nacional de Saúde, Grupo da Terra e de movimentos locais do Rio de Janeiro.   

Em relação aos servidores aposentados, a Comissão Organizadora convocará reunião com o grupo para definir os critérios eleitorais. Serão até cinco representantes.  

Diversidade, equidade e inclusão 

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) elaborou um documento orientador de práticas de diversidade, equidade e inclusão. Assim, a Fiocruz adota a governança e mandato institucional voltado à diversidade, com a mobilização e comunicação inclusiva e a garantia de acessibilidade e apoio às candidaturas, além da consolidação e projeção dos valores no Congresso Interno.  

O arquivo, também disponível na aba Documentos, apresenta ações objetivas para a promoção desses princípios institucionais, para que estejam presentes desde a escolha de delegados até as temáticas que serão debatidas. O texto tem como base as diretrizes institucionais e as políticas de Equidade Étnico-Racial e de Gênero, para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e de Apoio ao Estudante.  

“Ao convidar ativamente grupos historicamente marginalizados, invisibilizados e excluídos, a Fiocruz não apenas cumpre um princípio de justiça social, mas fortalece sua capacidade de resposta, pois, como afirma a Tese 6 do IX Congresso, as políticas equitativas devem ser formuladas com base em evidências sobre as iniquidades e desigualdades em saúde, ciência e educação”, aponta o documento. 

Calendário 

Confira o calendário atualizado das atividades do Congresso Interno na aba Documentos

Fonte: Congresso Interno da Fiocruz
Seções Relacionadas:
X Congresso Interno

Nenhum comentário para: Congresso Interno: eleição de delegados terminará nesta terça-feira (2/12)