X Congresso Interno: ENSP aprova contribuições para Documento de Referência
Por Danielle Monteiro
A Comissão Organizadora instituída pela ENSP para discutir as ações preparatórias do X Congresso Interno da Fiocruz apresentou e validou, nesta quarta-feira (12/11), as contribuições da Escola para o Documento de Referência norteador do debate. O processo contou com ampla participação da comunidade da ENSP, com envio de propostas por 12 de suas subnidades. As contribuições serão encaminhadas à Comissão Organizadora do congresso.
Durante o encontro, o grupo ressaltou a importância de cada etapa do debate, com destaque para a próxima fase: a eleição de delegados. O período de inscrições para a candidatura acontece de 24 a 26/11. A votação será realizada entre 1º e 4/12 até às 12h. Já a apuração e homologação acontecerão no dia 04/12, às 14h, em formato híbrido.
O diretor da ENSP, Marco Menezes, destacou a assembleia para a validação das propostas como um momento significativo para a Escola, resultado da intensa participação da instituição na construção do debate para o X Congresso Interno. Ele ressaltou que a ocasião reflete o acúmulo de iniciativas promovidas pela ENSP voltadas a essa pauta, como a criação de comissões, a realização de seminários temáticos e as discussões recorrentes nas reuniões do seu Conselho Deliberativo.
“Recebemos muitas contribuições e cumprimos com a missão de mobilizar a ENSP. Ainda temos muito trabalho pela frente, orientado na mobilização e criação de espaços de discussão. Em meio a uma conjuntura política complexa do país, seguimos fortalecendo esse debate tão fundamental centrado no reposicionamento da Fiocruz como instituição estratégica de Estado para a saúde”, afirmou o diretor.
Com o tema ‘Fiocruz, instituição pública estratégica de Estado para a saúde’, o debate do X Congresso Interno está estruturado a partir de três dimensões interrelacionadas: a político-estratégica, a jurídico-administrativa e a de gestão de pessoas e carreira. Cada uma delas deu origem a uma tese e suas respectivas diretrizes, que estão reunidas no Documento de Referência.
As propostas enviadas pela ENSP e demais unidades da Fiocruz visam aprimorar essas teses e diretrizes, por meio de adição, supressão, substituição ou antíteses. A maioria das contribuições da Escola foram voltadas à Tese 1, que reafirma a Fiocruz como instituição estratégica de Estado para a saúde, ciência e tecnologia, mas atenta para a existência de fatores estruturais e conjunturais ameaçadores dessa condição.
As contribuições reforçaram a importância da difusão, ampliação e fortalecimento da atenção à saúde promovida pela Fiocruz, juntamente com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), as medicinas indígenas brasileiras, de matriz africana e de outros povos, populações e comunidades tradicionais, além da inclusão sistemática da discussão institucional sobre esses saberes.
Também foram propostos o fomento e financiamento da implantação das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/PICS) e a manutenção dos insumos na Fundação como estratégia de saúde para trabalhadores/as e a população atendida; assim como a implementação de ações de produção de conhecimento e formação, integrando as PICS e os saberes dos povos originários com metodologias inovadoras, ativas e criativas adequadas a esse conhecimento.
As sugestões também apontaram para a construção de uma agenda institucional para a saúde dos povos indígenas, além do aprimoramento de um sistema de trabalho colaborativo para atuação nos processos de determinação socioambiental da saúde e o fortalecimento do atendimento prioritário às necessidades e demandas das pessoas excluídas de direitos, grupos e territórios que vivem em situação de vulnerabilidade social, ambiental e sanitária.
Foram propostos, ainda, o enfrentamento das diferentes formas de violências, especialmente as de cunho estrutural, racial, de gênero e conflitos armados; e o avanço na política de ações afirmativas nas áreas de formação e carreiras da Fiocruz. A reafirmação do público como eixo orientador das políticas e decisões institucionais também foi destaque entre as propostas.
Em breve, o relatório de contribuições da ENSP para o X Congresso Interno da Fiocruz estará disponível.
Seções Relacionadas:
X Congresso Interno
X Congresso Interno
Nenhum comentário para: X Congresso Interno: ENSP aprova contribuições para Documento de Referência
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



