CD avança na deliberação sobre temas relativos ao X Congresso Interno
*Por David Barbosa, Kadu Cayres e Leonardo Azevedo (CCS)
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz se reuniu, no Campus Manguinhos, para avançar nos preparativos para o X Congresso Interno. Na ocasião, os conselheiros e as conselheiras também se debruçaram sobre as diretrizes para publicações da Fiocruz, o recredenciamento da Fiotec junto ao Ministério da Educação (MEC) e o panorama atual dos biotérios.
Conselheiros se reuniram na Residência Oficial, no Campus Manguinhos. Foto: Peter Ilicciev (CCS)
A reunião foi marcada, ainda, pela visita dos representantes do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda (secretário-executivo) e Nilton Pereira Junior (diretor de Programa da Secretaria Executiva). A aprovação de uma carta aberta da Fiocruz à COP 30 e a reflexão sobre o recente episódio de violência no Rio de Janeiro também foram destaques no encontro.
X Congresso Interno: deliberações
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira ressaltou, durante a abertura da reunião, a importância do X Congresso Interno para que a Fiocruz se mantenha como uma instituição pública estratégica, capaz de acompanhar o atual contexto nacional e internacional.
“Quando marcamos este congresso, o que nos moveu foi o desejo legítimo de refletir sobre a construção de uma carreira que realmente nos contemple e de debater o significado de sermos uma instituição estratégica de Estado. Assumir esse papel implica compreender e intervir na conjuntura político-econômica do país”, disse.



