Busca do site
menu

Uma estreita relação entre academia e serviço de saúde na produção de conhecimento para o SUS potiguar

ícone facebook
Publicado em:05/11/2025
Em seu terceiro boletim de divulgação cientifica, o OGE-SUS/RN traz resultados de cinco pesquisas e apresenta quatro cadernos de apoio à gestão

O Boletim Nº 3 do Observatório da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte (OGE-SUS/RN) apresenta os resultados e as recomendações de políticas desenvolvidas no âmbito da parceria do Observatório, projeto integrante do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

Nesta edição, seguindo a estratégia desenvolvida ao longo de toda a parceria, destacam-se pesquisas e atividades de desenvolvimento institucional que visam mapear o cenário de atuação da Sesap no SUS-RN e formar capacidades técnicas de gestão para qualificar o papel da esfera estadual na parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde do RN.

Cinco pesquisas são apresentadas para a sociedade: marcadores estratégicos para o mapeamento da dinâmica e das etapas de implementação dos Consórcios Interfederativos de Saúde (CIS); pesquisa junto aos (às) secretários municipais de saúde do estado sobre suas percepções acerca da implementação dos CIS, capacidade da Sesap na gestão de uma política estadual de Atenção Primária à Saúde, desenvolvimento do repositório institucional, e pesquisa sobre a estrutura e o perfil da área de comunicação da Secretaria.

Assim como a segunda edição, o Boletim OGE-SUS/RN nº3 aposta numa estratégia de divulgação científica mais próxima da sociedade. Cada uma das pesquisas conta com um texto que aborda o desenvolvimento metodológico e seus resultados de maneira objetiva. Um infográfico sintetiza as informações mais relevantes e pequenas entrevistas com os coordenadores das atividades completam as informações.

Para Assis Mafort, coordenador do projeto, o Observatório não teria conseguido desenvolver tantas linhas de trabalho se não houvesse uma rede de parcerias estabelecida e potencializada ao longo dos seus quatro anos de existência. “Essa aprendizagem de construção de vínculos; de ir conhecendo aos poucos o estado e, assim, montar esta rede marcada por uma estreita relação entre a Fiocruz, UFRN, Sesap e o sistema de saúde do Rio Grande do Norte é um capital institucional que entendemos como um grande legado do nosso projeto", destacou Mafort no Seminário de acompanhamento e planejamento do projeto, realizado em maio de 2024 e também reportado nas páginas da nova publicação.

Pesquisas e atividades com desdobramentos práticos para a gestão

Por conta dessa estreita relação entre pesquisadores e integrantes da gestão, as linhas temáticas do Observatório preveem produtos aplicados e desdobramentos práticos das pesquisas.

Um exemplo é a pesquisa voltada ao desenvolvimento de um repositório institucional (Atividade 4.1), que convergiu no apoio ao desenvolvimento da Wiki Sesap, plataforma criada para o armazenamento de informações estratégicas e de documentos essenciais para a Secretaria compartilhados com todas as áreas.

Os cadernos de gestão são outros exemplos e sua divulgação também compõe esta edição. São quatro produtos técnicos que surgiram da necessidade de transformar os conhecimentos sistematizados de algumas das pesquisas em instrumentos práticos de orientação de áreas da Sesap.

Os temas escolhidos foram a implementação dos CIS/RN [Caderno 1]; trabalho de apoio institucional [Cadernos 2 e 3] e desenvolvimento de projetos estratégicos [Caderno 4]. “São ferramentas de trabalho para os departamentos e setores internos da gestão da Sesap, mas que também podem ser úteis a outras Secretarias de Saúde do país e, por isso, ganham destaque neste Boletim”, avalia a pesquisadora Márcia Lucas, responsável pelo desenvolvimento dos Cadernos.

Sobre o OGE-SUS-RN: Produto da parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) junto com o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho, da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/Fiocruz), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Observatório foi estabelecido no âmbito do Convênio N.21/2021, assinado oficialmente 08 de dezembro de 2021.

O projeto articula quatro metas que se desdobram em atividades de natureza diversificada, envolvendo pesquisa, formação e desenvolvimento institucional, conduzidas por 21 pesquisadores e profissionais que trabalham sinergicamente numa cadeia de execução e monitoramento e em diálogo direto com o corpo técnico da SESAP/RN. O foco é contribuir para o fortalecimento das ações da SESAP frente aos consórcios interfederativos de saúde (lei nº 10.798, de 16/11/2020), marco de uma nova visão sobre o papel da gestão estadual, com responsabilidades voltadas para a articulação sistêmica com suas oito regiões de saúde e entre elas, no conjunto dos 167 municípios potiguares e com a União.

Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Uma estreita relação entre academia e serviço de saúde na produção de conhecimento para o SUS potiguar