Busca do site
menu

Pesquisador colaborador do NAF/ENSP assume chefia de serviço na Faculdade de Farmácia de Paris

ícone facebook
Publicado em:20/10/2025
Por Barbara Souza*

Pesquisador colaborador do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), da ENSP/Fiocruz, Luiz Villarinho é o novo responsável pelo Serviço de Formação Continuada da Faculdade de Farmácia da Université Paris Cité (Universidade de Paris). Mestre em Saúde Pública pela Escola e também egresso de pós-doutorado, o farmacêutico brasileiro tem sua trajetória marcada pela integração entre pesquisa, gestão em saúde pública e capacitação profissional. Ele assume o novo cargo com o propósito de valorizar a profissão farmacêutica por meio da educação permanente.

Formado em Farmácia e oriundo de uma família de farmacêuticos, Villarinho iniciou cedo sua trajetória na saúde pública. Em 2008, ingressou como estagiário no NAF, realizando um sonho de infância de trabalhar na Fiocruz. “Os encontros que realizei no NAF e as atividades das quais fiz parte definiriam toda a minha trajetória de acadêmica posterior”, disse. Desde essa época, Villarinho participou de diversos projetos, tendo se aprofundado ao ingressar no mestrado em Saúde Pública, orientado pelas professoras Vera Lucia Luiza e Mônica Rodrigues Campos. 

Após concluir o mestrado na ENSP, coordenou cursos voltados a farmacêuticos atuantes na atenção primária à saúde. Essa experiência consolidou uma linha de atuação que o acompanha até hoje: formar, orientar e estruturar programas capazes de ampliar o acesso aos cuidados farmacêuticos e fortalecer a profissão.

Em 2014, mudou-se para a França, onde ingressou na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) para realizar doutorado em Ciências Sociais da Saúde, com pesquisa dedicada às políticas de medicamentos para tuberculose. O trabalho articulou realidades do Brasil, da França e de outros contextos internacionais. “Agradeço o acolhimento que recebi do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP, sobretudo a Margareth Dalcolmo e Bernard Larouzé.”

Paralelamente às atividades do doutorado, Villarinho continuou colaborando com pesquisas na Escola. As atividades se desdobraram em várias publicações sobre austeridade e saúde, utilização de medicamentos e carga de doença com as professoras Vera Luiza, Joyce Schramm e Mônica Campos. Após concluir o doutorado, em meio à pandemia de Covid-19, Villarinho passou a atuar em projetos voltados à avaliação de testes diagnósticos, coordenação e gestão farmacêutica em programas de saúde pública desenvolvidos tanto na França quanto na América Latina.

Em julho de 2022, foi aprovado para o pós-doutorado Inova Fiocruz, supervisionado pela pesquisadora Claudia Osorio de Castro. Sua pesquisa seguiu como desdobramento da tese, sobre o tema da tuberculose latente, em parceria com pesquisadora da UFRJ, Anete Trajman.

Ao fim do projeto de pós-doutorado, foi aprovado para assumir chefia do departamento de formação continuada da universidade Paris Cité (antiga Paris Descartes) como funcionário público Ingénieur de Recherche categoria A. “Sem dúvida toda a experiência que adquiri na ENSP/Fiocruz foi de fundamental importância para a minha chegada a esse cargo onde espero desenvolver e aprofundar parceria com colegas pesquisadores Fiocruz. Gostaria de agradecer aos pesquisadores da ENSP, Vera Lucia Luiza, Mônica Rodrigues Campos, Claudia Osorio de Castro, os demais membros do NAF, além de Margareth Dalcolmo e Bernard Larouzé”. 

“Gosto de trabalhar em equipe, de aproximar a pesquisa do campo prático e de facilitar o acesso às inovações em saúde para as populações mais vulneráveis”, afirma. Essa visão o conduz agora a um novo desafio: fortalecer a formação continuada de farmacêuticos, desta vez em território francês. 

Desde que chegou à Faculdade de Farmácia de Paris, em 1º de julho de 2025, Luiz Villarinho tem metas bem definidas: reposicionar a formação continuada em um papel estratégico, ampliar a oferta de cursos, estabelecer parcerias internacionais e expandir o alcance das atividades para outros países francófonos — e além. “Por que não oferecer, em breve, cursos em inglês, acessíveis online em todo o mundo?”, projeta o pesquisador, atento também ao potencial econômico da diversificação dessas iniciativas.

Com rigor científico, visão social e capacidade de articular diferentes atores, Luiz Villarinho representa uma nova geração de farmacêuticos — profissionais que unem conhecimento, pedagogia e compromisso com o impacto social da saúde.



Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Pesquisador colaborador do NAF/ENSP assume chefia de serviço na Faculdade de Farmácia de Paris