Busca do site
menu

PIVS participa do seminário Cidades Resiliente: Serviços Públicos Essenciais do Rio em Meio à Violência Armada

ícone facebook
Publicado em:17/10/2025
O Programa Institucional de Violência e Saúde da Fiocruz e o Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) marcaram presença no seminário “Cidades Resilientes: Serviços Públicos Essenciais do Rio em Meio à Violência Armada”, realizado no dia 13 de outubro, no Hotel Windsor Flórida, no Rio de Janeiro. Organizado de forma intersetorial pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), SEEDUC-RJ, SME-RJ, SME-Duque de Caxias, SMS-Duque de Caxias, SMS-RJ e pela Fiocruz, o evento representou um importante encontro entre serviços públicos essenciais para debater o tema dos desafios da violência armada no Rio de Janeiro.

A pesquisadora do Claves/ENSP Mayalu Silva apresentou o painel “Impactos de um Cotidiano de Violência Armada no Rio de Janeiro”, com uma abordagem sobre os obstáculos que a violência armada gera no funcionamento dos serviços e os impactos na saúde física e mental de quem vive e trabalha em comunidades afetadas pela VA, entre outros temas.

“A violência armada é um pano de fundo no atendimento primário em saúde em territórios favelizados, ‘naturalizada’ pela população, ‘inviabilizada’ pelos profissionais que, devido à enorme complexidade das situações — que fogem à esfera restrita da saúde — se questionam sobre como produzir cuidado”, afirmou Mayalu.

O evento reuniu 300 gestores e profissionais das áreas de Educação e Saúde para dialogar sobre os impactos da violência armada na oferta e no acesso aos serviços públicos essenciais. No Brasil e no Rio de Janeiro, a violência armada é responsável pela maioria dos homicídios registrados, com crescimento de 40% para 70% entre 1980 e 2023, além de ter uma série de outros impactos graves no cotidiano das pessoas.

O seminário foi uma iniciativa das instituições parceiras do Programa Acesso Mais Seguro no estado do Rio de Janeiro, com apoio institucional, logístico e financeiro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e participação da SEEDUC-RJ, SME-RJ, SME-DC, SMS-DC, SMS-RJ e da Fiocruz.




Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: PIVS participa do seminário Cidades Resiliente: Serviços Públicos Essenciais do Rio em Meio à Violência Armada