Busca do site
menu

ENSP/Fiocruz participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

ícone facebook
Publicado em:14/10/2025
Por Barbara Souza

A ENSP/Fiocruz marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília de 29 de setembro a 1º de outubro. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o evento contou com apoio da Fiocruz Brasília, por meio do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS).

A pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Valéria Castro celebrou o grande encontro. “A Conferência foi um marco importante em relação a políticas para as mulheres. Considerei a experiência bastante relevante em relação às políticas públicas para as mulheres em uma perspectiva interseccional e intersetorial”, disse. 

Valéria Castro ao lado da ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Foto: Arquivo pessoal

O evento foi marcado pela pluralidade. Na abertura, estavam presentes lado a lado mulheres negras, brancas, indígenas, quilombolas, ciganas, pescadoras, marisqueiras, quebradeiras de coco, trabalhadoras domésticas, empresárias, lideranças comunitárias, jovens, idosas, mães atípicas, mulheres com deficiência, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, mulheres das águas, dos campos, das florestas e das cidades. No total, mais de quatro mil mulheres, de todas as regiões do país, lotaram o auditório para reafirmar a diversidade feminina brasileira. O encontro marca a retomada de um espaço interrompido desde 2016. Saiba mais aqui sobre a abertura da Conferência.

A Fiocruz teve um estande no evento no qual foram exibidas informações sobre atividades desenvolvidas com e para mulheres em diferentes unidades da instituição. “Foi possível mostrar um pouco do que fazemos na Fiocruz sobre o tema. Conversamos com as pessoas que chegavam ao estande, divulgando as atividades e distribuindo um link para que pudesse conhecer melhor cada uma das iniciativas”, contou Valéria. 

+ Acesse aqui o link e confira conteúdos sobre boas práticas, Dignidade Menstrual, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Equidade de raça, gênero e etnia, Maternidade, Meninas e mulheres na ciência, Políticas afirmativas, saúde da mulher, Violência contra mulher/feminicídio e Visibilidade Trans.

Entre as ações em destaques, estavam conteúdo do “Seminário Avançado sobre Saúde das Mulheres em Situação de Rua”, a cartilha “Migração, trabalho e violência: interfaces com a saúde” e o documentário “Nossas Lutas, Nossas vozes”, todos organizados com liderança de pesquisadoras do Claves/ENSP. Além disso, também havia a apresentação do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, representada na Conferência, assim como o IFF/Fiocruz. 


A 5ª CNPM reuniu milhares de participantes de todo o Brasil, com delegações representativas e diversas. Foram debatidos os seguintes temas: Trabalho, Emprego e Autonomia Econômica; Políticas do Cuidado e a Autonomia; Empreendedorismo e Economia Solidária; Educação para Igualdade e Cidadania; Saúde Integral; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Violência; Violência Política e das Redes; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; Desenvolvimento Sustentável com Igualdade Econômica e Social; Direito à Terra com Igualdade para Mulheres do Campo e da Floresta; Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia; Enfrentamento do Racismo, Sexismo, Transfobia e Lesbofobia; Igualdade para Mulheres Jovens, Idosas e com Deficiência; Outras Políticas Públicas e Institucionalização dos Organismos para Mulheres.







Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres