Ambulatórios da ENSP promovem ações educativas no Dia Mundial da Segurança do Paciente
Atividades lúdicas e rodas de conversa marcaram a data nos três centros assistenciais da Escola, reforçando o compromisso com o cuidado seguro e de qualidade.
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, os centros assistenciais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizaram uma série de atividades educativas e de mobilização com usuários e profissionais de saúde. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância de um cuidado seguro e de qualidade nos serviços de saúde. Na ENSP, as ações foram promovidas pelas Comissões Internas de Segurança do Paciente (CISPs) das três unidades assistenciais apoiadas pela Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública, entre elas:
Ambulatório de Atenção Primária à Saúde, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF);
Ambulatório de Saúde do Trabalhador, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh);
Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF).
Entre as atividades desenvolvidas estiveram apresentações teatrais, rodas de conversa, exibição de vídeos, distribuição de material educativo e brindes, além de palestras e jogos interativos com os usuários.
No CSEGSF, a programação incluiu uma encenação teatral sobre a importância da higienização das mãos e da prevenção de quedas, realizada na sala de espera. Também foram promovidos jogos educativos para reforçar os protocolos de segurança do paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
No Cesteh, a mobilização contou com uma roda de conversa com os pacientes, seguida de um café da manhã. Os participantes receberam kits, com itens relacionados à segurança do paciente, estimulando o diálogo e o engajamento sobre práticas seguras no cuidado à saúde do trabalhador.
Já no CRPHF, a semana foi marcada pela exibição de vídeos educativos e uma palestra sobre protocolos de segurança, destacando seu papel na proteção do paciente e na qualificação da assistência. Os usuários também receberam kits para estimular a continuidade do tratamento, com itens uteis para organizar documentos e exames. A mesma ação foi replicada no público atendido pelo Ambulatório Itinerante de Tuberculose, no município de Nova Iguaçu (RJ).
As atividades realizadas estão em consonância com as diretrizes da OMS e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que incentivam a atuação conjunta de gestores, lideranças, profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e a sociedade para fortalecer a cultura da segurança, reduzir riscos e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.
Desde 2017, a ENSP conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), instituído por portaria interna, com a missão de desenvolver e implementar protocolos assistenciais de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde. O Núcleo atua com base no Plano Anual de Segurança do Paciente, orientando a adoção de práticas seguras em todas as subunidades assistenciais da Escola.
"Ao promover ações de sensibilização, informação e participação ativa dos usuários, a ENSP/Fiocruz reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente assistencial mais seguro, humanizado e responsável, contribuindo para a redução de incidentes evitáveis e para a valorização da vida no cotidiano do cuidado em saúde", reforça a coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente da ENSP.
Nenhum comentário para: Ambulatórios da ENSP promovem ações educativas no Dia Mundial da Segurança do Paciente
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



