Cetab/ENSP, OPAS/OMS e Vital Strategies promovem oficina contra interferência da indústria em políticas de controle do tabaco
Foi realizada em Brasília, no Brasil, uma Oficina sobre a Implementação do Artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa atendeu a uma demanda da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq) e contou com apoio e financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Vital Strategies, em parceria com o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (CETAB/ENSP/FIOCRUZ).
O Artigo 5.3 da CQCT/OMS determina que as políticas de controle do tabaco sejam protegidas dos interesses comerciais da indústria, e suas diretrizes oferecem recomendações práticas para orientar os governos na implementação dessa proteção.
O encontro reuniu autoridades das áreas de saúde, agricultura e meio ambiente do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. A mesa de abertura contou com a presença da secretária executiva da Conicq, Vera Luiza da Costa e Silva; do coordenador do Cetab/ENSP/Fiocruz, Marcelo Moreno; do diretor regional de Controle do Tabaco para a América Latina na Vital Strategies, Gustavo Sóñora; e da consultora da OPAS/OMS para controle do tabaco e álcool, Cristina Perez.



