Cristo Redentor e Castelo da Fiocruz serão iluminados na cor laranja pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente
Em homenagem ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comemorada anualmente em 17 de setembro, o monumento ao Cristo Redentor e o Castelo da Fiocruz, ambos no Rio de Janeiro, serão iluminados na noite desta quarta-feira (17/9) na cor laranja. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Proqualis (Programa Institucional para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e o Santuário Cristo Redentor.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente é um dos dias globais de saúde pública da OMS, estabelecido em 2019 pela 72ª Assembleia Mundial da Saúde. Seus objetivos são: aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão e trabalhar em prol da solidariedade global e da ação dos Estados-Membros para promover a segurança dos pacientes. A cada ano, um novo tema é selecionado, a fim de destacar uma área prioritária da segurança do paciente que precise de ação urgente e conjunta.
Este ano, a OMS escolheu o tema ‘Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança, com o slogan ‘Segurança do paciente desde o início!’, enfatizando, assim, a necessidade de medidas mais fortes para eliminar danos evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais. A campanha da OMS visa impulsionar melhorias significativas e reafirmar o direito de todos os recém-nascidos e crianças a um cuidado seguro e de qualidade. Esse grupo permanece especialmente vulnerável a riscos à segurança do paciente, sobretudo crianças gravemente doentes e em terapia intensiva ou que requerem intervenções médicas complexas.
A iluminação de monumentos icônicos, locais de referência e locais públicos na cor laranja é a marca registrada da campanha global da OMS, que também propõe a realização de uma ampla gama de atividades técnicas e de divulgação em todo o mundo, a serem organizadas no dia 17 de setembro e em datas próximas.
O Proqualis/ ENSP/ Fiocruz também está realizando, ao longo do mês de setembro, uma série de iniciativas voltadas ao tema da segurança nos cuidados pediátricos e neonatais, com o objetivo de apoiar o trabalho e o aprimoramento dos profissionais e serviços de saúde. Confira aqui.
Fotos do Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2024. Créditos: Instagram Fiocruz Oficial e Cristo Redentor Oficial.
Seções Relacionadas:
Proqualis/ENSP
Proqualis/ENSP
Nenhum comentário para: Cristo Redentor e Castelo da Fiocruz serão iluminados na cor laranja pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



