Busca do site
menu

Cristo Redentor e Castelo da Fiocruz serão iluminados na cor laranja pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

ícone facebook
Publicado em:17/09/2025
Em homenagem ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comemorada anualmente em 17 de setembro, o monumento ao Cristo Redentor e o Castelo da Fiocruz, ambos no Rio de Janeiro, serão iluminados na noite desta quarta-feira (17/9) na cor laranja. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Proqualis (Programa Institucional para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e o Santuário Cristo Redentor.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é um dos dias globais de saúde pública da OMS, estabelecido em 2019 pela 72ª Assembleia Mundial da Saúde. Seus objetivos são: aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão e trabalhar em prol da solidariedade global e da ação dos Estados-Membros para promover a segurança dos pacientes. A cada ano, um novo tema é selecionado, a fim de destacar uma área prioritária da segurança do paciente que precise de ação urgente e conjunta.

Este ano, a OMS escolheu o tema ‘Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança, com o slogan ‘Segurança do paciente desde o início!’, enfatizando, assim, a necessidade de medidas mais fortes para eliminar danos evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais. A campanha da OMS visa impulsionar melhorias significativas e reafirmar o direito de todos os recém-nascidos e crianças a um cuidado seguro e de qualidade. Esse grupo permanece especialmente vulnerável a riscos à segurança do paciente, sobretudo crianças gravemente doentes e em terapia intensiva ou que requerem intervenções médicas complexas.

A iluminação de monumentos icônicos, locais de referência e locais públicos na cor laranja é a marca registrada da campanha global da OMS, que também propõe a realização de uma ampla gama de atividades técnicas e de divulgação em todo o mundo, a serem organizadas no dia 17 de setembro e em datas próximas.

O Proqualis/ ENSP/ Fiocruz também está realizando, ao longo do mês de setembro, uma série de iniciativas voltadas ao tema da segurança nos cuidados pediátricos e neonatais, com o objetivo de apoiar o trabalho e o aprimoramento dos profissionais e serviços de saúde. Confira aqui.

 

Fotos do Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2024. Créditos: Instagram Fiocruz Oficial e Cristo Redentor Oficial. 

Seções Relacionadas:
Proqualis/ENSP

Nenhum comentário para: Cristo Redentor e Castelo da Fiocruz serão iluminados na cor laranja pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente