Busca do site
menu

Projeto ‘Conte a sua história’ chega ao Centro de Referência Professor Hélio Fraga

ícone facebook
Publicado em:11/08/2025
O projeto "Conte a Sua História", criado para valorizar os trabalhadores da ENSP/Fiocruz que dedicaram mais de 30 anos de suas vidas à instituição, agora está no Centro de Referência Professor Hélio Fraga. As novas oficinas começaram no dia 24 de junho com uma cerimônia de abertura com a participação de Claudia Pacheco, chefe do Serviço de Administração e Infraestrutura do CRPHF, representando Paulo Victor de Sousa Viana, coordenador do CRPHF. Também participaram Janete Romeiro, coordenadora da atividade, e Letícia Gomes, Terapeuta responsável pela prática de Meditação, ambas do CSEGSF. A solenidade contou ainda com a presença de Rosana Oliveira, do CRPHF/ENSP, e Cecilia Gomes, do CSEGSF/ENSP, ambas integrantes da Equipe e facilitadoras, bem como do chefe do Serviço de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do CRPHF, Paulo Redner.

A iniciativa nasceu do primeiro edital do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Pólen/ENSP), com o propósito de reconhecer e celebrar a trajetória e a dedicação dos profissionais mais longevos. Em 2024, sete desses profissionais participaram de oficinas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), arte e autocuidado, o que culminou na produção de pequenas publicações que narravam suas trajetórias na Fiocruz.

Devido ao sucesso, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) decidiu expandir o “Conte a sua História” com a oferta de novas oficinas exclusivas para os trabalhadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). Esta nova fase do projeto conta com a participação de dez profissionais, todos com 30 anos ou mais de serviço, em reconhecimento ao seu legado. A Coordenação do CRPHF apoia integralmente a iniciativa, compreendendo que ela valoriza a trajetória e a dedicação de longos anos de seus profissionais, que atuam nas mais diversas áreas da unidade.

Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras, com atividades de rodas de conversa, psicoaroma, Terapia Comunitária Integrativa (TCI), auriculoterapia, reflexologia palmar, Yoga, Reike, entre outras dinâmicas que serão oferecidas ao longo dos encontros, que devem terminar em outubro. “Acreditamos firmemente na importância de resgatar as narrativas desses profissionais que já faziam parte da equipe antes mesmo da incorporação do CRPHF pela Fiocruz, enriquecendo a história institucional”, disse Janete Romeiro.

O edital que contemplou o projeto ‘Conte a sua história: Relatos de vivência profissional’ foi promovido pelo Pólen - Laboratório de Inovação na Gestão Pública a fim de selecionar propostas de projetos que apoiem ideias inovadoras em gestão em todas as áreas de atuação da ENSP, visando estimular a criatividade, assim como a originalidade científica e tecnológica, e fomentando o desenvolvimento de novas soluções para favorecer a inovação na gestão em saúde e promover o desenvolvimento das competências dispostas na Política de Desenvolvimento Institucional. O programa está associado a um objetivo estratégico existente no Planejamento Participativo da ENSP.


Confira algumas fotos do projeto no Hélio Fraga:







Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Projeto ‘Conte a sua história’ chega ao Centro de Referência Professor Hélio Fraga