Busca do site
menu

Ceensp debaterá feminismos decoloniais, racismo e saúde na América Latina; participe!

ícone facebook
Publicado em:12/08/2025
‘As perspectivas do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre feminismos decoloniais, racismo e saúde na América Latina e Caribe’ serão o tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), que será realizado na quarta-feira (13), às 14h. A atividade será transmitida no Canal da ENSP no Youtube e vai contar com tradução simultânea Espanhol x Português e Português x Espanhol, e também para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).



O objetivo é debater as principais perspectivas sobre o tema da colonialidade de gênero, racismo e saúde discutidas nos encontros do CLACSO, que ocorreram em maio na cidade de Bogotá, na Colômbia, além das questões relacionadas a esse tema, as quais vêm sendo discutidas nos Grupos de Estudos (GE) no Brasil e em outros países latino-americanos e caribenhos. O evento intenciona compreender como os conceitos de gênero e racismo são abordados em publicações científicas, bem como as práticas decolonias e antirracistas existentes. 

Os GEs reúnem pesquisadoras interessadas na temática e integram um conjunto de discussões acerca da soberania sanitária e sistemas de saúde. Segundo os organizadores da atividade, os feminismos decoloniais são importantes referências na mobilização de mulheres para a conquista de direitos sexuais e reprodutivos e de resistência ao avanço do capital sobre os corpos das mulheres e a violência de gênero. Assim, por meio da fala de mulheres, em uma abordagem interseccional no contexto latino-americano e caribenho, a atividade refletirá a respeito de alguns aspectos de realidades vividas, buscando identificar interlocuções feministas que fortaleçam a soberania dos povos e cuidados de saúde para o bem-viver.

Sob coordenação da pesquisadora da ENSP Valéria Castro, o evento terá, como palestrantes, Odeth Santos Madrigal (CLACSO/México), Ana Claudia Barbosa (ENSP/Fiocruz), Alícia Medina (República Dominicana) e Zumac Cuilla Taco (Confederação Nacional Indígena do Equador). 





Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debaterá feminismos decoloniais, racismo e saúde na América Latina; participe!