ENSP/Fiocruz participa de debates no XVI Congresso Brasileiro de Bioética
Nesta semana, entre 28 e 31 de julho, o campus da Praia Vermelha da UFRJ está recebendo o XVI Congresso Brasileiro de Bioética. O evento proporciona trocas, debates e reflexões sobre os desafios atuais da área, sendo uma oportunidade para conectar pesquisadores, profissionais e estudantes comprometidos com a ética e a saúde coletiva. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), uma das instituições responsáveis pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), junto à UFF, UFRJ e Uerj, marca presença no congresso.

Na quarta-feira (30/7), a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, esteve na mesa “Integridade e conduta responsável em Pesquisa”, que contou com a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Ana Claudia Pinheiro Garcia, a coordenadora da Comissão de Integridade em Pesquisa da Fiocruz, Carmen Penido Monteiro, e a coordenadora do Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS)/IBqM/UFRJ, Sônia Vasconcelos. A moderação da mesa foi do coordenador do PPGBIOS, Sergio Rego.
Na terça, o coordenador do Proqualis/ENSP, Victor Grabois, participou da mesa “Bioética, qualidade em saúde e Segurança do paciente”. No mesmo dia, na mesa “Desafios éticos da Vigilância em Saúde”, o chefe de gabinete da preesidência da Fiocruz, chefe de Gabinete, foi um dos convidados.
A ENSP também foi representada no congresso pela Feira Preta e pelo Programa Livro em Movimento, que realizaram ações ao longo dos quatro dias de atividades.
+ Confira a programação completa e mais detalhes aqui
Esta edição, que comemora 30 anos da criação da Sociedade Brasileira de Bioética, foi organizada a partir de três conceitos fundamentais: Bioética Crítica, Interseccionalidade e Pluralidade. A programação do congresso abrange grandes debates com pessoas que têm pensado e formulado propostas e teorias sobre aspectos éticos das questões práticas da vida.
Durante o evento, realizado na modalidade híbrida, os participantes compartilham suas experiências na lida com as questões éticas da atividade social, profissionalmente ou não. São defensores da pluralidade em oposição às opressões dos grupos de poder ou maiorias. Há debates entre os produtores de conhecimento, que dividem aprendizados e vivências por meio de trabalhos científicos e artísticos.
Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz participa de debates no XVI Congresso Brasileiro de Bioética
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



