Filme “Coisa de Favela” será lançado nesta sexta (1º/8) em Manguinhos
O filme foi produzido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP) em parceria com a People’s Palace Projects, um centro de arte e pesquisa baseado na Queen Mary University of London, e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas.
O documentário parte de uma pergunta central: qual o papel da cultura na produção de vida e saúde mental em territórios de favelas? É a partir dela que são apresentadas as vivências de Ana Paula Oliveira (Mães de Manguinhos), Celeste Estrela (Sarau de Manguinhos e G.R.E.S Unidos de Manguinhos), Iguinho Imperador (Imperadores da Dança), Luis Cassiano Silva (Teto Verde Favela), Cátia Nascimento (Experimentalismo Brabo) e Ellen Grace (contadora de histórias e Espaço Casa Viva / Rede CCAP).
A produção teve como objetivo registrar as ações culturais existentes em Manguinhos e construir um diálogo sobre o papel das estratégias culturais para a promoção da saúde mental na comunidade, além de compreendê-las e como ferramentas de protagonismo e transformação social. A obra foi financiada pelacooperação internacional Brazil Accelerator Fund, que reúne Fiocruz, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Queen Mary University of London (QMUL).
O principal produto dessa parceria foi o catálogo Estratégias culturais em Manguinhos: Olhares sobre o cuidado em saúde mental e o protagonismo de moradores de favelas, lançado em 2022. À frente das iniciativas estão os professores e pesquisadores Ana Paula Guljor (Laps/ENSP), Silvia Monnerat (FGV), Paul Heritage (QMUL) e Paulo Amarante (Laps/ENSP).
O lançamento vai contar com a apresentação artística do coletivo Música na Calçada, projeto do Espaço Casa Viva/RedeCCAP.
Saiba mais
Realizado em duas fases, o projeto “Estratégias culturais emManguinhos”, buscou mapear e compreender experiências socioculturais da comunidade, interpretando-as como dispositivos privilegiados de cuidado, inclusão social e construção de direitos. Segundo a coordenação do projeto, a iniciativa considera ações de arte e cultura, ou experiências voltadas à profissionalização, ao trabalho, à economia solidária ou à participação social, como estratégias fundamentais para o suporte social e para a produção de vida (e saúde) em comunidade protagonizadas pelos próprios moradores.
A primeira fase da pesquisa teve como resultado o catálogo “Estratégias culturais em Manguinhos: olhares sobre o cuidado em saúde mental e o protagonismo de moradores de favelas”, fruto de levantamento on-line, realizado em parceria com pesquisadores moradores de Manguinhos. Durante os anos de2021 e 2022, o Projeto mapeou 40 iniciativas voltadas à arte e cultura da comunidade e reuniu produtores culturais para as rodas de conversa “Produzindo Cultura em Manguinhos”.
O mapeamento e as rodas de conversa mostraram um cenário de protagonismo dos moradores frente ao pouco apoio governamental às iniciativas culturais. As estratégias destes grupos foram entendidas como como lugares de memória, devido à sua importância para o desenvolvimento e a manutenção de tradições locais e o fortalecimento dopertencimento comunitário. Para além disso, as manifestações culturais se mostraram como espaço para discussões sobre questões de gênero, étnico-raciais, geracionais, etc., bem como para o cultivo de redes de solidariedade e apoio mútuo.
Serviço - Lançamento do filme Coisa de Favela
Data: sexta-feira, 1º de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Boteco da Tia Lauzinha — Rua Santana do Livramento, nº 17, Manguinhos
Entrada gratuita e aberta ao público
Nenhum comentário para: Filme “Coisa de Favela” será lançado nesta sexta (1º/8) em Manguinhos
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



