Busca do site
menu

ENSP/Fiocruz se destaca no Convergência 2025, evento nacional sobre inovação pública

ícone facebook
Publicado em:17/06/2025

*Por Tatiane Vargas

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) foi um dos grandes destaques do Convergência 2025, evento promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, que celebra práticas transformadoras no setor público. Realizado em Belo Horizonte, de 2 a 4 de junho, o encontro reuniu mais de 2.200 pessoas e marcou a 5ª edição do Prêmio Conexão Inova. Nesta edição, o Laboratório de Inovação na Gestão da ENSP, o Pólen, recebeu três premiações nacionais. Também foi premiado o projeto 'Saúde e direitos humanos das pessoas com deficiência', coordenado pela pesquisadora Laís Silveira Costa, que conquistou o 1º lugar na categoria Comunicação Pública.

O projeto reúne materiais voltados ao letramento em saúde e direitos humanos com uma abordagem educomunicacional, destacando a importância da disseminação do conhecimento por meio de uma educação emancipadora.

“Levar o tema dos direitos das pessoas com deficiência a um prêmio de inovação é uma forma potente de sensibilizar, educar e transformar o serviço público”, afirmou a pesquisadora Laís Silveira Costa, da ENSP/Fiocruz, ao comentar o reconhecimento do projeto “Saúde e direitos humanos das pessoas com deficiência”, vencedor do 1º lugar na categoria Comunicação Pública do Convergência 2025.

O Convergência premia os projetos inscritos em duas etapas: uma por votação popular, realizada previamente, e outra por meio de uma banca avaliadora durante o evento. Nesse contexto, o Pólen/ENSP foi reconhecido com três premiações nacionais. Para o coordenador do Laboratório, Márcio Feitoza, as premiações e a participação nas oficinas evidenciam a maturidade do Pólen e seu papel de destaque no ecossistema de inovação do setor público.

“Participar do Convergência é sempre uma oportunidade de aprender mais e mostrar o que o Pólen, e a ENSP, fazem de melhor em termos de inovação na gestão pública e impacto para a vida dos cidadãos. Continuamos acreditando que a colaboração, a simplicidade e a inovação são a chave para transformar o serviço público”, destacou ele.

Na categoria Capítulos e Artigos, o primeiro lugar foi conquistado pelo trabalho “Desafios da inovação aberta sob a liderança feminina nas instituições públicas de pesquisa e ensino”, de Klena Sarges, Gladys Corrêa e Izabela Gimenes. O artigo foi premiado tanto pelo voto popular quanto pela avaliação da banca, somando dois reconhecimentos. O capítulo integra o livro "Ciência e Tecnologia: Impulsionadores da Inovação 2", disponível para download gratuito pela Atena Editora.

Já na categoria Linguagem Simples, o segundo lugar foi para o projeto “Editais para Todos”, criado por Liana Paraguassu e Aline Macena. A iniciativa busca tornar os editais públicos mais claros, acessíveis e inclusivos.

Além das premiações, o Pólen/ENSP também foi selecionado por voto popular para facilitar três oficinas durante o Convergência, demonstrando a diversidade e relevância dos temas trabalhados, entre elas:

Liderança transformadora na Gestão Pública: nudges para mudança de comportamento. Com Luciane Wandermurem, Márcio Feitoza e Valéria Machado. A oficina promoveu reflexões e práticas sobre como líderes na gestão pública podem mudar comportamentos para inspirar equipes, melhorar a eficiência dos serviços e impactar positivamente a sociedade, utilizando a ferramenta SIMPLESMENTE para criar nudges eficazes.

Um mergulho no mundo subterrâneo: usando RPG na Gestão de Riscos. Facilitada por Murilo Barbosa Salles, Avelino Fernandes, Thaila dos Santos e Thiago Gomes, a oficina usou o RPG (Role-Playing Games) educativo para ensinar gestão de riscos de forma divertida.  

Criatividade em Design: Crie soluções visuais que Funcionam e Transformam!. Facilitada por Aline Macena, a oficina teve como objetivo habilitar os participantes a criar soluções visuais criativas que aliem beleza, praticidade e, acima de tudo, sensibilidade – sempre com foco nas necessidades dos usuários.

Por fim, Liana Paraguassu mediou a oficina “Dá para comunicar ciência em Linguagem Simples?”, em parceria com integrantes do Linguagem Simples Lab: Claudia Cappelli (UERJ), Guilherme Pinheiro (Inmetro), Joseane Corrêa (TCE/SC), Sidan O Rafa (LabLuz) e Yna Honda (TRE-PR).

Saúde e direitos humanos das pessoas com deficiência: projeto da ENSP vence categoria nacional

O projeto “Saúde e direitos humanos das pessoas com deficiência”, coordenado por Laís Silveira Costa, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, em parceria com o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola, ficou em 1º lugar, pela avaliação do júri, na categoria Comunicação Pública do Prêmio Conexão Inova.

Segundo a pesquisadora, a premiação reconhece a força dos materiais produzidos, voltados ao letramento em saúde e direitos humanos com uma abordagem educomunicacional. “Esse conjunto de produtos já nos levou duas vezes à ONU este ano, para apresentar a experiência e destacar a importância da disseminação do conhecimento por meio de uma educação emancipadora”, afirmou.

Ela também ressaltou dois aspectos marcantes desse reconhecimento. “Primeiro, o fato de esses materiais terem sido premiados em um prêmio de inovação ajuda a sensibilizar para a temática da deficiência e dos direitos humanos. Segundo, é ouvir das pessoas: ‘Vocês que fazem isso? Uso nas minhas aulas como referência’. Isso mostra o alcance real do trabalho como ferramenta educativa”, destacou.



Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz se destaca no Convergência 2025, evento nacional sobre inovação pública