Inclusão de pessoas com deficiência no SUS é tema de roda de conversa do Centro de Saúde
Por Bruna Abinara
"O SUS nunca vai ser de todo mundo se a gente continuar excluindo parte da população brasileira", afirmou a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Laís Costa durante a roda de conversa Inclusão de pessoas com deficiência no SUS. O evento foi realizado nesta quarta-feira (21/5), no Espaço de Convívio da ENSP/Fiocruz. A atividade faz parte do projeto Saúde sem Barreiras, que é coordenado por Fernanda Bastos, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP).
Fernanda explicou que o objetivo do "Saúde sem Barreiras" é promover a acessibilidade no CSEGSF/ENSP. "Queremos trazer a importância da inclusão para trabalhadores e usuários do Centro de Saúde", destacou. Ela ainda contou que o projeto foi selecionado para financiamento em um edital do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Pólen/ENSP).
Para a mediadora da atividade, Laís Costa, iniciativas como esta, que se propõem a olhar para populações invisibilizadas, são fundamentais, pois ainda existem muitas lacunas no atendimento dessas pessoas. "Há muitos relatos na literatura e nos movimentos de luta das pessoas com deficiência sobre as dificuldades na busca por cuidado", pontuou. Ela ressaltou que a violência assume a forma de preconceito, de desinformação e do não reconhecimento do protagonismo e das necessidades específicas dessas populações.
Confira as fotos do evento!



