ENSP participa do VI Colóquio Cuba-Brasil de Formação em Saúde Pública em Havana
Evento promoveu intercâmbio entre instituições formadoras de Cuba e Brasil como parte do Cuba Salud 2025
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participou, nos dias 24 e 25 de abril, do VI Colóquio Cuba-Brasil de Formação em Saúde Pública, realizado em Havana, Cuba. Com o tema “Desafíos emergentes y estrategias innovadoras para la formación en Salud Pública en Latinoamérica en el contexto actual”, o evento reuniu pesquisadores, gestores e docentes das principais instituições formadoras em saúde pública dos dois países, como parte da programação oficial do Cuba Salud 2025.
Resultado da histórica cooperação entre a ENSP/Fiocruz (Brasil) e a Escuela Nacional de Salud Pública (ENSAP, Cuba), o Colóquio se consolidou como um fórum permanente de intercâmbio técnico-científico entre Brasil e Cuba. Desde 2015, o evento promove o compartilhamento de conhecimentos, experiências formativas e estratégias voltadas ao fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. As edições anteriores foram realizadas em 2015, 2016, 2017, 2019 e 2022 – com uma pausa entre 2020 e 2021 em razão da pandemia de Covid-19.
Representaram a ENSP e a Fiocruz no Colóquio: Fátima Rocha (vice-diretora de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública da ENSP); André Périssé (pesquisador e coordenador de Cooperação Internacional da ENSP); Márcia Fausto (pesquisadora da ENSP e coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública); Lívia Avelhan (assessora de Cooperação Internacional da ENSP); Adriana Coser (coordenadora das Residências em Saúde da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz – VPEIC); e Patrícia Canto Ribeiro (coordenadora de Atenção à Saúde da VPEIC/Fiocruz).
“Foi um grande evento, com a participação de pesquisadores e profissionais da saúde de diversos países discutindo temas variados da saúde pública. A ENSP atuou na organização de simpósios e participou ativamente dos debates dentro dos temas propostos. Além disso, participamos de agendas promovidas pela VPAAPS (Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz) com o Ministério da Saúde de Cuba, voltadas à ampliação das parcerias com as unidades da Fiocruz”, destacou André Périssé, coordenador de Cooperação Internacional da ENSP.
Além de organizarem e participarem do Colóquio, os representantes da ENSP acompanharam mesas e debates diversos dentro da ampla programação do Cuba Salud 2025, evento internacional que reúne especialistas de todo o mundo para discutir os principais desafios da saúde global.
Nenhum comentário para: ENSP participa do VI Colóquio Cuba-Brasil de Formação em Saúde Pública em Havana
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



