Busca do site
menu

Em votação expressiva, Marco Menezes é reeleito diretor da ENSP para o quadriênio 2025-2029

ícone facebook
Publicado em:14/05/2025

Lançamento da campanha 'Ciência, democracia, diversidade – Uma Escola comprometida com o SUS'.


Com ampla participação da comunidade institucional no processo eleitoral, Marco Antonio Carneiro Menezes foi reeleito para mais um mandato de quatro anos na direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Na apuração realizada nesta quarta-feira (14/5), mais de 80% da comunidade da ENSP participou diretamente da votação, na qual Marco Menezes foi reconduzido ao cargo com 88,3% dos votos válidos. Sob o lema “Ciência, democracia, diversidade – Uma Escola comprometida com o SUS”, sua reeleição reafirma o compromisso com uma gestão participativa, voltada à construção coletiva de uma Escola plural, diversa e socialmente referenciada.

Servidor da Fiocruz desde 1986, Menezes é tecnologista em Saúde Pública. Suas principais áreas de atuação estão no campo das relações entre saúde, trabalho e ambiente. Em 1993, iniciou suas atividades no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), onde foi chefe de 2009 a 2012.


Em 2013, ocupou a coordenação dos Ambulatórios e Laboratórios da Escola. De 2014 a 2016, foi vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP. Entre 2017 e 2021, foi vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz. Atualmente, é diretor da ENSP, reeleito para a gestão 2025-2029.


“Ciência, democracia, diversidade – Uma Escola comprometida com o SUS”

A campanha teve o lema “Ciência, democracia, diversidade – Uma Escola comprometida com o SUS”. A candidatura reafirmou o compromisso com uma gestão participativa, voltada à construção coletiva de uma Escola plural, diversa e socialmente referenciada. A proposta de continuidade se baseia na consolidação de espaços de escuta e diálogo, na promoção da igualdade e da inclusão, e na valorização do pensamento crítico em saúde pública como eixo orientador das atividades de ensino, pesquisa, serviços e extensão.

“A decisão pela candidatura à reeleição é fruto de um profundo compromisso pessoal, da disposição e da vontade de seguir contribuindo com a Escola. Mas, sobretudo, nasce das escutas e debates nos diversos espaços coletivos de construção política e institucional da ENSP, que apontaram a importância da continuidade e do aprofundamento de um projeto coletivo para a Escola”, afirmou o candidato.


Apuração das Eleições ENSP, gestão 2025-2029, realizada nesta quarta-feira, 14 de maio, no auditório térreo.

Homologação pelo CD ENSP

Nesta quinta-feira, 15 de maio, às 9h, o Conselho Deliberativo da Escola homologará o resultado da eleição.

Confira todas as notícias sobre o processo eleitoral em: bit.ly/EleicaoENSP2025.



Nenhum comentário para: Em votação expressiva, Marco Menezes é reeleito diretor da ENSP para o quadriênio 2025-2029