Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras: Inscrições prorrogadas até 25/4
Foram prorrogadas até o dia 25 de abril as inscrições para a Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, que será realizada no dia 29 de abril, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no campus Manguinhos da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Na organização do evento, pela Fiocruz, estão envolvidos o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP); a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV); a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST); e o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). O evento também conta com a participação do Movimento Unidos dos Camelôs (MUCA), da Associação de Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ), entre outros movimentos de trabalhadores e trabalhadoras.
A Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) e pretende ser um espaço de diálogo e troca de experiências para identificar as principais ameaças à saúde e ao trabalho digno.
O tema escolhido para o evento é: "Precarização do trabalho e direitos humanos: como garantir o direito à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores informais e precarizados". O evento será realizado em formato híbrido.
Ao considerar o atual contexto, marcado por uma crise política, econômica e humanitária no Brasil, especialmente complexo e crítico com relação ao mundo do trabalho, a 5ª CNSTT terá como tema principal 'Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano'.
Ao considerar que as conferências livres objetivam garantir a participação, a mobilização e a ausculta das trabalhadoras e dos trabalhadores, o encontro será um espaço de diálogo e trocas para identificar as principais ameaças à saúde e ao trabalho digno. Além disso, também serão ouvidas e registradas propostas e reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores em situação de trabalho informal ou precário.
Sobre a 5ª CNSTT
As Conferências de Saúde do Trabalhador, realizadas em 1986, 1994, 2005 e 2014, são espaços estratégicos de formulação de propostas em defesa da saúde de trabalhadores, conforme ratifica a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Este ano, a etapa Municipal/Regional/Macrorregional acontecerá até o dia 15 de abril; as conferências livres até 30 de abril; a etapa estadual até 15 de junho de 2025; e a etapa nacional, em Brasília (DF), de 18 a 21 de agosto.
Serviço:
O quê? Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
Tema: Precarização do Trabalho e Direitos Humanos: como garantir o direito à saúde das trabalhadoras e trabalhadores informais e precarizados
Quando? 29/4/25, das 8h30 às 17h
Formato: híbrido
*Com informações da Abrasco.
Nenhum comentário para: Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras: Inscrições prorrogadas até 25/4
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



