Busca do site
menu

Saúde da População LGBTQIAPN+ é tema de evento do Centro de Saúde Escola da ENSP/Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:18/04/2025
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria vai realizar o evento 'Atenção Primária em Saúde: Caminhos e Práticas', no dia 24 de abril, no auditório da ENSP/Fiocruz. O tema escolhido é ‘Saúde da População LGBTQIAPN+’. O encontro terá a presença de Lua Aruzzo e Amiel Vieira. A mediação será feita por Vera Frossard. Não será necessário fazer inscrição para participar. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube. Todos os participantes vão receber declaração de presença. Conheça mais sobre os convidados:

Jovem negra e travesti, Lua Aruzzo é cria do Complexo da Pedreira e moradora da Rocinha, e articuladora do Coletivo TTRANSDIVERSUS - movimento de profissionais trans da saúde pública. Enfermeira em formação pela Universidade Maurício de Nassau:
Pesquisadora no LATINAS - Grupo Feminista de Estudos em Decolonialidad's Trabalho e Cuidado (CNPq-Fiocruz); técnica de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra Carioca. Além disso, é terapeuta holística com atuação na promoção da saúde pelo Ensino de Filosofia Clássica, entre outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 

O palestrante Amiel Vieira é transmasculine e intersexo. Tem Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela UFRJ, Mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, bacharelado em Ciências Sociais pela UNICSUL. Amiel é diretor de pesquisa de Rede Intersexo Brasil.

A mediadora será Vera Frossard. Ela é psicóloga, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFRJ); pesquisadora em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Primária com especial interesse no impacto da violência na saúde mental; docente e membra do colegiado do curso de especialização em Saúde Pública da ENSP; e coordenadora de campo no Projeto de Pesquisa Formação Prisma Saúde, que busca conhecer a experiência da população LGBTQIAPN+ nos serviços públicos de saúde para construir um curso de capacitação para profissionais de saúde do SUS para o cuidado integral.



Nenhum comentário para: Saúde da População LGBTQIAPN+ é tema de evento do Centro de Saúde Escola da ENSP/Fiocruz