Busca do site
menu

Live no canal 'Cidades em Movimento' debate justiça hídrica e promoção da saúde

ícone facebook
Publicado em:27/03/2025
As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Adriana Sotero Martins, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), e Natasha Berendonk Handam, bolsista INOVA em pós-doutorado que representou os estudantes de Pós-Graduação da ENSP, participaram do evento on-line "Água pra Quem? Justiça Hídrica e Promoção da Saúde". Realizada no dia 25 de março, a live foi moderada pela pesquisadora Rejany Ferreira dos Santos, da Cooperação Social da Fiocruz e bolsista Fiocruz/Fiotec; e pela moradora do Complexo do Lins, Cristiane Martins, mestranda em Serviço Social pela PUC-Rio e integrante da ONG Voz do Lins.

As participantes debateram os desafios do acesso à água e ao saneamento e os impactos da desigualdade hídrica na saúde da população. A ação foi uma proposta conjunta da Fiocruz com o Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, promovido pelo canal "CIDADES EM MOVIMENTO - Construindo Territórios Saudáveis". Trata-se de uma plataforma de comunicação que leva a público, por meio de debates entre especialistas e militantes, questões sobre a vida das favelas e periferias. Baseado no conceito de Promoção da Saúde, que visa capacitar a comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação social, o canal pertence ao projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Acesse, inscreva-se e acompanhe: https://linktr.ee/CidadesEmMovimento

O vídeo completo está disponível aqui

Saiba mais: 
No dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água, data criada para refletir e mobilizar ações sobre a importância da água para a vida e a necessidade de sua preservação. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data destaca anualmente um tema específico. Em 2025, o foco será a "Preservação das Geleiras", ressaltando a relevância do gelo, da neve e das geleiras no equilíbrio climático e no ciclo da água, além dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes das mudanças na criosfera terrestre. 

Confira aqui a chamada do evento no Portal Fiocruz.




Nenhum comentário para: Live no canal 'Cidades em Movimento' debate justiça hídrica e promoção da saúde