O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Ceensp debaterá o uso de inteligência artificial nas pesquisas e publicações científicas

ícone facebook
Publicado em:26/02/2025

A primeira edição de 2025 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP ocorrerá durante a ‘Semana de Abertura do Ano Letivo’, de 10 a 14 de março. O tema do Ceensp será 'O uso de inteligência artificial nas pesquisas e publicações científicas da saúde coletiva' e seu objetivo será apresentar uma visão abrangente e crítica sobre as possibilidades e os limites das ferramentas de IA no campo da Saúde Coletiva e Saúde Pública, promovendo seu uso de forma ética e responsável. O evento acontecerá no dia 12 de março, às 14h, na sala 410, sendo aberto a todos os interessados e com transmissão ao vivo pelo YouTube. Participe! 


Sob a coordenação da pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias Lima, o Ceensp abordará ferramentas de Inteligência Artificial que têm sido aplicadas em diversas áreas do conhecimento, como algoritmos de machine learning, análise preditiva de dados e processamento de linguagem natural. 

De acordo com a coordenação do Ceensp, na saúde, o uso dessas tecnologias pode apoiar a tomada de decisões em políticas públicas por meio da análise de grandes volumes de dados epidemiológicos e socioeconômicos; aprimorar diagnósticos e prognósticos com modelos preditivos para identificação precoce de doenças e análise de padrões de risco em populações vulneráveis; apoiar a formulação e avaliação de intervenções de saúde, contribuindo para maior efetividade e eficiência dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); além de automatizar processos administrativos, otimizando a gestão de recursos e fluxos de trabalho no setor público. 

No entanto, o uso dessas ferramentas apresenta desafios significativos que serão debatidos no evento, especialmente no que diz respeito aos aspectos éticos e à integridade em pesquisa. 

Segundo a coordenação do debate, com o crescimento da IA generativa – aplicada na produção de textos científicos, revisão de literatura e apoio à escrita de artigos – surge a necessidade de diretrizes claras para garantir a transparência e rastreabilidade das informações geradas, evitando vieses e a disseminação de dados imprecisos ou não verificáveis. "Outros aspectos importantes incluem a preservação da autoria e originalidade, garantindo que o uso da IA seja um suporte ao pensamento crítico, e não uma substituição da capacidade criativa e analítica dos pesquisadores; conformidade com princípios éticos, como o respeito à privacidade dos dados e a segurança das informações sensíveis utilizadas nas pesquisas; e a prevenção de plágio involuntário, com o uso responsável da IA nas pesquisas e publicações científicas, em conformidade com as boas práticas e as normativas acadêmicas vigentes", explica a coordenação.  

O Centro de Estudos contará com a presença de palestrantes de diferentes áreas do conhecimento, que apresentarão e compartilharão suas experiências, estudos e recomendações sobre o tema. Participe!

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debaterá o uso de inteligência artificial nas pesquisas e publicações científicas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.