Em parceria com Fiocruz, Movimento dos Atingidos por Barragens realiza 4ª Oficina estadual para formação e fortalecimento dos coletivos de saúde
Em parceria com a Fiocruz, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou a 4ª Oficina estadual para formação e fortalecimento dos coletivos de saúde do Movimento. Foi feita uma imersão de três dias, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025, em Magé (RJ), com o movimento social e pesquisadores da Fiocruz. O foco foi formar educadores populares em vigilância em saúde para fortalecer os coletivos de saúde.
No evento, os pesquisadores da Fiocruz foram provocadores no dia 15. Alexandre Pessoa Dias, da EPSPJV, palestrou sobre “O conceito da Determinação Social da Saúde”. Já a pesquisadora Mariana Olivia Santana dos Santos, do IAM/PE, palestrou sobre “Processo histórico, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) - Constituição cidadã “, e a pesquisadora Adriana Sotero-Martins, da ENSP, palestrou sobre “Vigilância em Saúde e seus componentes: ambiental, epidemiológica, sanitária e de saúde do trabalhador”.
Os bolsistas do projeto de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde, que são membros do MAB, Roberto Oliveira, Suelen Sousa, Walmir Lima e Juliana Zauza, participaram. Durante o evento foi discutida a importância da consulta cidadã de dados como etapa para obter informações sobre os problemas enfrentados pelos territórios, para qualificar a decisão e as ações de luta pelo direito humano ao saneamento.
Seções Relacionadas:
Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde
Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde
Nenhum comentário para: Em parceria com Fiocruz, Movimento dos Atingidos por Barragens realiza 4ª Oficina estadual para formação e fortalecimento dos coletivos de saúde
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



