Pesquisadora da ENSP participa do II Encontro de Emergências Climáticas
O auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi palco do II Encontro de Emergências Climáticas, que teve como tema central o Racismo Ambiental. Realizado em 2 de fevereiro, o evento reuniu especialistas, ativistas e representantes da sociedade civil para discutir um dos temas mais urgentes da atualidade: as desigualdades socioambientais que afetam populações vulneráveis. A pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambienta (DSSA), da ENSP/Fiocruz, Adriana Sotero Martins, marcou presença e abordou a importância da consulta cidadã de dados na vigilância popular em saúde. Ela apresentou o projeto "De Olho na Água", uma iniciativa inovadora voltada para o monitoramento do serviço de água e saneamento prestado em nosso Estado.
O encontro foi uma oportunidade de a sociedade fluminense discutiu meios de mitigar os efeitos desse colapso climático que nosso planeta está vivendo. Diversos membros da Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde estiveram presentes e colaboraram na formulação da Carta Climática de Teresópolis. Com uma programação intensa, a jornada teve início às 8h30 com um café da manhã e recepção dos participantes. A abertura oficial ocorreu às 10h30, com as boas-vindas dos organizadores e convidados, destacando a importância da participação ativa da sociedade na luta pela justiça climática. Entre os destaques do encontro, a apresentação de Pedro Aranha, da Fiocruz e da Coalizão pelo Clima do Rio de Janeiro. Ele abordou os impactos das mudanças climáticas, enfatizando como esses efeitos atingem de maneira desproporcional as comunidades periféricas e quilombolas.
O evento está disponível no YouTube. Clique aqui e confira a participação da pesquisadora Adriana Sotero. A segunda parte da gravação está aqui.
Seções Relacionadas:
Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde
Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde
Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP participa do II Encontro de Emergências Climáticas
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



