Busca do site
menu

Nota de pesar: ENSP lamenta falecimento de Maria Zélia Rouquayrol

ícone facebook
Publicado em:13/02/2025

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta profundamente o falecimento da professora e pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol, um dos grandes nomes da Epidemiologia e da Saúde Pública no Brasil. A ENSP se solidariza aos familiares e amigos neste momento de luto.


A pernambucana deixou um importante legado para a Saúde Coletiva no país. Seu livro “Epidemiologia & Saúde” foi adotado pelo Ministério da Saúde nos exames de residência médica e recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde. Em 2013, Maria Zélia recebeu o Troféu Sereia de Ouro, uma das maiores honrarias do Ceará, em reconhecimento à sua dedicação à ciência e à saúde pública. 


Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1955, Maria Zélia iniciou sua carreira como Técnica no Laboratório de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Recife. Em 1957, iniciou como docente na UFPE e, no ano seguinte, foi transferida para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Curso de Especialização no Institute of Tropical Medicine na Antuérpia, Bélgica. Entre 1970 e 1975, com auxílio do CNPq, dedicou-se a pesquisas sobre esquistossomose nos perímetros de irrigação do DNOCS. Posteriormente, durante o mestrado em Saúde Pública na Tulane University, nos Estados Unidos, publicou o trabalho “Control of schistosomiasis in the irrigated áreas of Curu River”. Ao retornar ao Brasil, deu continuidade às pesquisas e ao ensino da disciplina de Epidemiologia na UFC.


Maria Zélia ainda atuou na Secretaria de Saúde de Fortaleza e foi Presidente de Honra da Academia Cearense de Saúde Pública (ACESP). Ela também integrou o Comitê Editorial Nacional da Revista Brasileira em Promoção da Saúde (Brazilian Journal in Health Promotion), reforçando sua influência na produção científica.


Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Nota de pesar: ENSP lamenta falecimento de Maria Zélia Rouquayrol